Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Eronildes Manoel dos-
dc.date.accessioned2017-05-10T17:55:29Z-
dc.date.available2017-05-10T17:55:29Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSANTOS, Eronildes Manoel dos. A História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade? 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18571-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.titleA História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee1Floresta, Leila-
dc.contributor.referee2Freitas, Sheille Soares de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA intenção deste trabalho é trazer para o debate a relação entre o discurso do ensino de História (capacitar o aluno para ler o seu entorno social e produzir conhecimento, ter uma ação política consciente e um olhar crítico sobre o mundo) e a sua prática no Ensino Médio (aulas em sua quase totalidade expositivas, onde o aluno é apenas um objeto a ser moldado). Propõe também uma reflexão a respeito do vestibular: não seria ele o único motivo pelo qual a maioria dos alunos no Ensino Médio se dispõe a assistir as aulas de História? Aqueles que não têm o vestibular como objetivo assistem por prazer ou como uma obrigação enfadonha? Preparar os alunos para a cidadania ou para o ingresso na universidade? Como lidar com a relação vestibular/capacidade crítica dos alunos? É possível conciliar as duas coisas? Como o ensino dessa disciplina é visto por professores e alunos do Ensino Médio na rede pública e privada? No primeiro capítulo fiz um breve comentário acerca da trajetória do ensino de História no Brasil. No segundo capítulo relatei como a escola foi vista por alguns teóricos e como é vista hoje por alguns educadores. O terceiro capítulo trata da formação de professores: sua concepção de História, o que espera dos seus alunos e, em consequência disto, que postura adota em sala de aula. Finalmente, no quarto capítulo, trato da questão do vestibular: sua origem e sua influência tanto no conteúdo do programa de História quanto nas expectativas dos pais, alunos e professores, além de expor o que os alunos entrevistados esperam e pensam a respeito da disciplina de História. Apesar da ausência de um capítulo dedicado ao aluno, sua presença perpassa todo o trabalho, pois sem ele não haveria razão de ser da escola, do professor e mesmo do vestibular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaNivelMedio.pdfTCC507.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.