Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Eronildes Manoel dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T17:55:29Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T17:55:29Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eronildes Manoel dos. A História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade? 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18571 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.title | A História no nível médio. Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.referee1 | Floresta, Leila | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Sheille Soares de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A intenção deste trabalho é trazer para o debate a relação entre o discurso do ensino de História (capacitar o aluno para ler o seu entorno social e produzir conhecimento, ter uma ação política consciente e um olhar crítico sobre o mundo) e a sua prática no Ensino Médio (aulas em sua quase totalidade expositivas, onde o aluno é apenas um objeto a ser moldado). Propõe também uma reflexão a respeito do vestibular: não seria ele o único motivo pelo qual a maioria dos alunos no Ensino Médio se dispõe a assistir as aulas de História? Aqueles que não têm o vestibular como objetivo assistem por prazer ou como uma obrigação enfadonha? Preparar os alunos para a cidadania ou para o ingresso na universidade? Como lidar com a relação vestibular/capacidade crítica dos alunos? É possível conciliar as duas coisas? Como o ensino dessa disciplina é visto por professores e alunos do Ensino Médio na rede pública e privada? No primeiro capítulo fiz um breve comentário acerca da trajetória do ensino de História no Brasil. No segundo capítulo relatei como a escola foi vista por alguns teóricos e como é vista hoje por alguns educadores. O terceiro capítulo trata da formação de professores: sua concepção de História, o que espera dos seus alunos e, em consequência disto, que postura adota em sala de aula. Finalmente, no quarto capítulo, trato da questão do vestibular: sua origem e sua influência tanto no conteúdo do programa de História quanto nas expectativas dos pais, alunos e professores, além de expor o que os alunos entrevistados esperam e pensam a respeito da disciplina de História. Apesar da ausência de um capítulo dedicado ao aluno, sua presença perpassa todo o trabalho, pois sem ele não haveria razão de ser da escola, do professor e mesmo do vestibular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistoriaNivelMedio.pdf | TCC | 507.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.