Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18568
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Pessach: a travessia – uma representação da luta social e do intelectual dos anos 60
metadata.dc.creator: Alves, Juliana Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Paranhos, Kátia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Regma Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Valdeci Rezende
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia procura analisar o engajamento social e político da obra de Carlos Heitor Cony durante o período da ditadura brasileira pós-1964, marcado por dois movimentos paralelos: a luta armada e a resistência democrática. Sua obra Pessach: a travessia, publicada em 1967, apresenta esta problemática, representada pelo conflito do escritor Paulo Simões em aceitar ou não o engajamento. A análise da historicidade de Pessach busca verificar como a obra de arte pode ser uma fonte documental para trabalhos que elegem temas socioculturais e que ganharam mais espaço com o advento da História Cultural ou Nova História.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Literatura
Engajamento
Carlos Heitor Cony
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ALVES, Juliana Carneiro. Pessach: a travessia – uma representação da luta social e do intelectual dos anos 60. 2005. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18568
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TravessiaRepresentaçaoLuta.pdfTCC717.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.