Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18563
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Memórias e significados da banda de música de Cascalho Rico – MG
metadata.dc.creator: Araújo, Juliana Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Dilma Andrade de
metadata.dc.contributor.referee1: Calvo, Célia Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gilberto Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como centro de análise a Banda de Música de Cascalho Rico, tendo como objetivo central, a compreensão do significativo afeto que os moradores cascalhoriquenses dedicam à Banda de Música, detectando ainda sua importância para antigos e atuais moradores e músicos, onde tradições e hábitos se perderam com tempo, buscando assim, o entrelaçamento com a história local e patrimônio histórico, no intuito de resgatar e fazer um elo entre o passado e presente e, quiçá, historiar o futuro. O corte espacial dessa análise circunscreve-se em Cascalho Rico, Estado de Minas Gerais, tendo como recorte cronológico o período de 1924, quando surge a primeira banda de música até o momento atual. Foi de fundamental importância o embasamento teórico metodológico, a partir dos autores: Pierre Nora em relação à memória, Alessandro Portelli que trabalha com a história oral, Raphael Samuel com a história local e Carlos Lemos com o conceito de patrimônio histórico. Quanto à metodologia adotada, optei por trabalhar com fotos antigas e atuais, jornais, alguns documentos oficiais do poder público, revistas elaboradas por moradores de Cascalho Rico e principalmente as fontes orais, que tiveram papel primordial na tentativa de buscar por meio de recordações, formulações para minhas indagações.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Memória
Significado
Cascalho Rico
Banda de música
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ARAÚJO, Juliana Cristina de. Memórias e significados da banda de música de Cascalho Rico – MG. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18563
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriasSignificadosBanda.pdfTCC1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.