Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18545
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O lugar do artesanato na sociedade contemporânea: Uberlândia 1970-2004
metadata.dc.creator: Moreira, Marinalda Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Hermetes Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Carlos Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia analisa o exercício do artesanato em Uberlândia no período entre 1970 e 2004, hoje representado principalmente pela Associação dos Artesãos de Uberlândia. Ainda proponho uma avaliação das interferências que atuam sobre a prática do artesanato. Neste contexto assistimos a ausência de uma política que vise preservar e ampliar a atuação desse tipo de atividade, de modo a se compor como uma alternativa para a crise do desemprego. As circunstâncias sobre as quais o artesanato dá-se são degradadas, embora seja crescente o reconhecimento do trabalho manual na cidade, já que nele se imprime a capacidade criadora do artesão, diferente da reprodução de mercadorias promovidas pela produção em série. O que não significa competir com o produto industrializado, mas estas produções diferentes podem se transcorrer sem o prejuízo para ambas chamando a atenção para a importância de que esta profissão não se reduza a remediar o problema econômico daqueles que se encontram em condições de vida miserável nos centros urbanos. Mas partindo desta, vir a reestruturar sua concepção sobre o trabalho, dispondo de condições plenas para estes lutarem contra as condições deterioradas que lhe são oferecidas para sobreviver. Para a viabilidade destas práticas é imprescindível implantar investimentos, ancorados em treinamento e capacitação. Para que além de sobreviver deste trabalho, gerindo sua própria produção, este não caia na redundância de reproduzir as práticas do mercado atual, que exclui a grande maioria da população. Para abordar o tema foi utilizada principalmente a fonte oral, como instrumento na obtenção de informações de como os entrevistados entendem as suas experiências na atuação da profissão. Por meio dela pude entender como se desenrola praticamente a atuação destes sujeitos.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Artesanato
Sociedade
Uberlândia
1970-2004
Contemporânea
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MOREIRA, Marinalda Oliveira. O lugar do artesanato na sociedade contemporânea: Uberlândia 1970-2004. 2005. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18545
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LugarArtesanatoSociedade.pdfTCC522.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.