Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18521
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dominação e resistência operária em Uberlândia - 1940-1954
metadata.dc.creator: Cunha, Sandra Carla Simamoto da
metadata.dc.contributor.advisor1: Balbino, Carmem Lúcia Figueira
metadata.dc.description.resumo: Na década de 40, a preocupação com o espaço urbano (que sofre um crescimento desordenado), com a delinquência e a indisciplina são temas constantes nos discursos patronais. As atitudes desta classe demonstraram uma necessidade crescente de disciplinarizar o trabalhador, condicionando-o para que trabalhasse docilmente facilitando o enriquecimento dela. A imprensa a ajudou, dignando grandes esforços no sentido de divulgar um amplo projeto de crescimento econômico e trabalhando, prioritariamente, com o discurso da ordem e contra a desordem, enfatizando ser esta a verdadeira desgraça nacional. Nesse contexto, a monografia se limitou aos primeiros cinco anos da década de 40, pois estes são os anos marcados pela política populista, que incentivava a industrialização. Ela parte da política adotada e das medidas que nortearam a vida nacional, pois a classe dominante canalizou suas energias em prol do desenvolvimento e progresso. O objetivo é fazer uma análise do movimento operário em Uberlândia, que surgiu em resposta à dominação exercida pelos patrões e resgatar algumas formas de resistência dos trabalhadores frente ao momento vivido, tentado dar voz aos operários. A pesquisa documental local fixou-se em atas e processos da Câmara Municipal, em jornais e revistas da época, folhetos do Rotary Club e alguns balanços da Prefeitura Municipal de Uberlândia.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Resistência Operária
Dominação
Uberlândia
1940-1945
Industrialização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: CUNHA, Sandra Carla Simamoto da. Dominação e resistência operária em Uberlândia - 1940-1954. 1990. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18521
Issue Date: 1990
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DominaçãoResistênciaOperária.pdfTCC9.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.