Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Aline Maria Silva-
dc.date.accessioned2017-05-10T12:00:16Z-
dc.date.available2017-05-10T12:00:16Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFRANCO, Aline Maria Silva. O Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas. 2005. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.titleO Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Araújo, Sandra Rodart-
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO intuito desta monografia intitulada O Iluminismo como Ideologia: Um estudo critico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas é verificar como o iluminismo está sendo apresentado nos livros didáticos, na França no período da Revolução Francesa. Observar se está sendo dado ao movimento das luzes a relevância merecida por uma ideologia. Este trabalho se encontra dividido em três capítulos. O primeiro intitulado O Iluminismo através dos livros didáticos mostra qual a linha historiográfica adquirida pela maioria dos autores e também tem o intuito de apresentar que tipo de aprendizado e interesse ela suscita nos estudantes. O segundo capítulo, Outras visões do Iluminismo, apresenta outras abordagens do tema oferecendo oportunidade ao professor de contrapor as visões e mostrar aos educandos outras formas de compreensão. O Iluminismo e a arte, terceiro capítulo dessa monografia pretende mostrar as várias possibilidades de se compreender a ideologia iluminista através das artes. Propõe ainda a utilização das obras artísticas como fontes históricas para ampliar os mecanismos de aprendizagem dos alunos Ao pensar as questões historiográficas da ideologia do Iluminismo na Revolução Francesa através dos livros didáticos, observa-se que a maioria dos autores mostram uma historiografia marxista e não oferece nenhuma outra visão da apresentada pela história tradicional, vê o iluminismo apenas como causa da Revolução, sem a preocupação em estudar a interpretação do mesmo pelos agentes históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IluminismoIdeologiaEstudo.pdfTCC1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.