Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Franco, Aline Maria Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T12:00:16Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T12:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | FRANCO, Aline Maria Silva. O Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas. 2005. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Iluminismo | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Revolução | pt_BR |
dc.title | O Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Sandra Rodart | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O intuito desta monografia intitulada O Iluminismo como Ideologia: Um estudo critico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas é verificar como o iluminismo está sendo apresentado nos livros didáticos, na França no período da Revolução Francesa. Observar se está sendo dado ao movimento das luzes a relevância merecida por uma ideologia. Este trabalho se encontra dividido em três capítulos. O primeiro intitulado O Iluminismo através dos livros didáticos mostra qual a linha historiográfica adquirida pela maioria dos autores e também tem o intuito de apresentar que tipo de aprendizado e interesse ela suscita nos estudantes. O segundo capítulo, Outras visões do Iluminismo, apresenta outras abordagens do tema oferecendo oportunidade ao professor de contrapor as visões e mostrar aos educandos outras formas de compreensão. O Iluminismo e a arte, terceiro capítulo dessa monografia pretende mostrar as várias possibilidades de se compreender a ideologia iluminista através das artes. Propõe ainda a utilização das obras artísticas como fontes históricas para ampliar os mecanismos de aprendizagem dos alunos Ao pensar as questões historiográficas da ideologia do Iluminismo na Revolução Francesa através dos livros didáticos, observa-se que a maioria dos autores mostram uma historiografia marxista e não oferece nenhuma outra visão da apresentada pela história tradicional, vê o iluminismo apenas como causa da Revolução, sem a preocupação em estudar a interpretação do mesmo pelos agentes históricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 99 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IluminismoIdeologiaEstudo.pdf | TCC | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.