Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas |
Autor: | Franco, Aline Maria Silva |
Primer orientador: | Ramos, Alcides Freire |
Primer miembro de la banca: | Araújo, Sandra Rodart |
Segundo miembro de la banca: | Costa, Rodrigo de Freitas |
Resumen: | O intuito desta monografia intitulada O Iluminismo como Ideologia: Um estudo critico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas é verificar como o iluminismo está sendo apresentado nos livros didáticos, na França no período da Revolução Francesa. Observar se está sendo dado ao movimento das luzes a relevância merecida por uma ideologia. Este trabalho se encontra dividido em três capítulos. O primeiro intitulado O Iluminismo através dos livros didáticos mostra qual a linha historiográfica adquirida pela maioria dos autores e também tem o intuito de apresentar que tipo de aprendizado e interesse ela suscita nos estudantes. O segundo capítulo, Outras visões do Iluminismo, apresenta outras abordagens do tema oferecendo oportunidade ao professor de contrapor as visões e mostrar aos educandos outras formas de compreensão. O Iluminismo e a arte, terceiro capítulo dessa monografia pretende mostrar as várias possibilidades de se compreender a ideologia iluminista através das artes. Propõe ainda a utilização das obras artísticas como fontes históricas para ampliar os mecanismos de aprendizagem dos alunos Ao pensar as questões historiográficas da ideologia do Iluminismo na Revolução Francesa através dos livros didáticos, observa-se que a maioria dos autores mostram uma historiografia marxista e não oferece nenhuma outra visão da apresentada pela história tradicional, vê o iluminismo apenas como causa da Revolução, sem a preocupação em estudar a interpretação do mesmo pelos agentes históricos. |
Palabras clave: | Iluminismo Ideologia Revolução |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FRANCO, Aline Maria Silva. O Iluminismo como ideologia: um estudo crítico de livros didáticos e propostas de novas abordagens didático pedagógicas. 2005. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18517 |
Fecha de defensa: | 2005 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IluminismoIdeologiaEstudo.pdf | TCC | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.