Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18514
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Senhora, de José de Alencar: uma análise histórica da sociedade brasileira do final do século XIX através de sua personagem feminina
metadata.dc.creator: Gontijo, Cláudia Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Sheille Soares de Freitas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa compreender as relações históricas da sociedade brasileira no final do século XIX, através da análise da obra Senhora de José de Alencar, buscando uma visão através de sua personagem feminina. O romantismo no Brasil acontece na mesma época de sua firmação de identidade nacional e busca pela independência, bem como sua consciência de brasilidade. Privilegiando a visão nacional e buscando delinear seu estilo os românticos, mesmo antes de José de Alencar faziam do nacionalismo uma forma de luta e oposição às tradições europeias. Senhora apresenta um painel social bem definido de sua época e diante disto, delineia o comportamento dos dois amantes - que parecem se odiar – e os costumes da aristocracia e da sociedade urbana oitocentista. Considerando a discussão sobre o papel das mulheres no final do século XIX, o romance de José de Alencar proporciona um estudo histórico a partir das situações vividas pela personagem Aurélia.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Sociedade Urbana
Mulher
Senhora
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GONTIJO, Cláudia Macedo. Senhora, de José de Alencar: uma analise histórica da sociedade brasileira do final do século XIX através de sua personagem feminina. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18514
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SenhoraJoséAlencar.pdfTCC407.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.