Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18504
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: "De bobo nós só temos a cara e o andado": representações do caipira no processo político eleitoral brasileiro no filme Tristeza do Jeca de Amacio Mazzaropi (1961)
Autor: Guimarães, Aline Fátima
Primer orientador: Spini, Ana Paula
Primer miembro de la banca: Silveira, Daniela Magalhães da
Segundo miembro de la banca: Abreu, Marcelo Santos de
Resumen: Neste trabalho busco analisar a importância da obra Tristeza do Jeca, produzida por Amacio Mazzaropi, no ano de 1961, por sua produtora PAM Filmes. Partindo de uma análise do uso do cinema como fonte de história, o objetivo deste trabalho é analisar a figura evidenciada por Mazzaropi do caipira, e de como ele pode ser uma representação do povo brasileiro no contexto do desenvolvimentismo, quando a política era ainda marcada pela prática coronelista. E de como o povo brasileiro consegue se identificar com esta representação, onde Mazzaropi consegue expor a ingenuidade e também a esperteza do caipira, diante das eleições realizadas, conseguindo até vantagens diante da corrupção dos políticos mostrado nesta película.
Palabras clave: Cinema
Mazzaropi
Ruralidade
Cultura política nacional
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GUIMARÃES, Aline Fátima. "De bobo nós só temos a cara e o andado": representações do caipira no processo político eleitoral brasileiro no filme Tristeza do Jeca de Amacio Mazzaropi (1961). 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18504
Fecha de defensa: 2011
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RepresentaçõesCaipiraProcesso.pdfTCC5.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.