Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18491
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Homem regenerado e Brasil reformado: escritos de Edgard Leuenroth no periódico anarquista O Libertário (1960-1964)
metadata.dc.creator: Gonçalves, Cláudia Tolentino
metadata.dc.contributor.advisor1: Seixas, Jacy Alves de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho desdobra-se em dois momentos: no primeiro, investigamos os escritos de Leuenroth que se voltaram, em especial, para a “reforma” do homem ou, melhor dizendo, a regeneração do homem de acordo com um perfil ético-político vinculado às expectativas do anarquismo. Não poderíamos realizar esta sem antes atentar para a faceta pedagógica dos escritos de Edgard Leuenroth, inteiramente entremeada de pressupostos morais libertários. Por esta razão, o primeiro passo desta pesquisa é questionar o “novo homem” e os pressupostos que subsidiam sua formação e conduta no cenário político brasileiro. O segundo momento, por sua vez, ocupa-se da “reforma” espacial, isto é, das discussões promovidas por Edgard Leuenroth no que diz respeito à articulação político-institucional do Brasil. Por esta razão, é importante retomar, também, as propostas reformistas de João Goulart, pois elas são sugeridas justo no momento em que Leuenroth escreve no jornal O Libertário e define os fragmentos do que seria, mais tarde, seu livro sobre a situação e necessidade de reformulação do Brasil na década de 1960. Desta forma, não é difícil supor que boa parte das medidas preconizadas pelo militante anarquista esteja, de alguma maneira, desconstruindo as atitudes políticas que lhes eram contemporâneas. Daí a necessidade de analisar o conceito de reforma em ambos os a(u)tores políticos.
Keywords: Edgard Leuenroth
Anarquismo
Reforma
João Goulart
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GONÇALVES, Cláudia Tolentino. Homem regenerado e Brasil reformado: escritos de Edgard Leuenroth no periódico anarquista O Libertário (1960-1964). 2011. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18491
Issue Date: 2011
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HomemRegeneradoBrasil.pdfTCC688.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.