Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18489
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Neoliberalismo em quadro: o governo Thatcher em "V de vingança"
metadata.dc.creator: Costa, Victor Luiz Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Avelar, Alexandre de Sá
metadata.dc.contributor.referee1: Spini, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Mahl, Marcelo Lapuente
metadata.dc.description.resumo: Alan Moore tem seu nome citado em diversas espécies de mídias sociais e estudos acadêmicos como um dos autores e roteiristas mais famosos da área das histórias em quadrinhos, reconhecidos tanto pela sua maneira de construção de narrativa, quanto pelo seu grande valor nas áreas de inovação e reconstrução de conceitos importantes dentro da área, como as formas de super-heróis, vilões, etc. Junto a isso, seu maior símbolo de identificação em suas obras é a crítica enfática e destemida, coligada a vários movimentos culturais aos quais o autor se aliou durante sua jornada, além do amplo valor representativo que as páginas criadas em seus trabalhos carregam. Como uma das obras mais famosas, e amostra por excelência da capacidade de representação das histórias em quadrinhos, a nova literatura dos tempos, Alan Moore criou " V de Vingança", onde uma Inglaterra pós-holocausto nuclear ressurge sob o poder de um partido autoritário e repressor, e onde um homem mascarado age até as últimas consequências para expor as vilanias de tal governo. História essa que nasce em um palco político neoliberal, onde um governo repressor das políticas sociais ganha cada vez mais força, sob a imagem da "Dama de Ferro" Margareth Thatcher. Dentre as linhas desse trabalho, serão expostos vários paralelos de análise sobre a biografia do autor, a Inglaterra e seu palco político-social, e a produção da obra analisada nesse trabalho.
Notes: Palavras-chave criadas pelo discente colaborador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Neoliberalismo
Governo Thatcher
“V de vingança”
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: COSTA, Victor Luiz Oliveira. Neoliberalismo em quadro: o governo Thatcher em "V de vingança". 2011. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18489
Issue Date: 2011
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NeoliberalismoQuadroGoverno.pdfTCC9.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.