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dc.creatorJustino, Rogério-
dc.date.accessioned2017-05-09T14:16:18Z-
dc.date.available2017-05-09T14:16:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationJUSTINO, Rogério. As questões de História do processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais: as habilidades e competências. 2011. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18480-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPCN's - Parâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectProcessos seletivospt_BR
dc.subjectUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.titleAs questões de História do processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais: as habilidades e competênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Sérgio da-
dc.contributor.referee1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee2Silva, Ana Paula da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e outros documentos que foram originados a partir deles, como os PCNEM (Parâmetros curriculares do Ensino Médio), cuja área de conhecimento de História foi considerada para análise das habilidades e/ou competências importantes a serem desenvolvidas pelos alunos do ensino médio. Foi delimitado um espaço amostral para verificar como são trabalhadas essas habilidades e/ou competências, nas provas de segunda fase, relativas à história do Brasil, dos processos seletivos da Universidade Federal de Uberlândia entre os anos de 2001 e 2010. Ao final podemos identificar que os processos seletivos da referida universidade contemplaram nos anos considerados, com ao menos uma questão em algum ano, os 10 pontos elencados pelos PCN's, porém não houve o predomínio da história do Brasil, entrando em desacordo com o documento oficial. A capacidade de interpretação, seja de textos ou de qualquer outra forma de produção humana, esteve presente em metade das questões analisadas, de modo que o perfil de aluno triado pelos processos seletivos da UFU é aquele capaz de interpretar, criticar e analisar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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