Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18479
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Nas páginas do Correio – mulheres e participação política: uma análise da luta por direitos na Constituinte de 1988
Autor: Amâncio, Kerley Cristina Braz
Primer orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primer miembro de la banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo miembro de la banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumen: Este trabalho pretende analisar, por meio da imprensa escrita, o processo de ingresso das mulheres no âmbito público, bem como sua atuação no cenário político, durante a década de 1980. A partir do movimento de luta por direitos – “Lobby do Batom”, refletimos acerca da participação política das mulheres, no debate Constituinte, assim como suas estratégias de articulação política e inserção social. Nesse sentido, indagamos a respeito do lugar social ocupado por estas mulheres (classe), bem como este espaço se relaciona com a formação dos movimentos de mulheres, no período. O que buscamos aqui foi questionar como a história lidou com a presença destes novos personagens.
Palabras clave: Mulheres
Imprensa
Inserção social
Espaço público
Cidadania
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMÂNCIO, Kerley Cristina Braz. Nas páginas do Correio – mulheres e participação política: uma análise da luta por direitos na Constituinte de 1988. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18479
Fecha de defensa: 2011
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PáginasCorreioMulheres.pdfTCC391.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.