Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18427
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa, Sandra Lopes de-
dc.date.accessioned2017-05-08T17:23:04Z-
dc.date.available2017-05-08T17:23:04Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Sandra Lopes de. Construindo uma comunidade de leitores: seleção de obras e estratégias de leitura literária. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.572pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18427-
dc.description.abstractThis study deals with the training and shaping of the school student-reader from the sixth year primary education level, essentially those from public schooling, where the student interacts with literary texts. The intention hereby being to show that teaching through literature is possible within the school environment, as well as establish teaching methods for school learning. The method centers on research-action, associated with modular structure workshops as well as with the semi-structured reading circle, which has the objective to teach and learn the reading strategies. The selection of books from literary genres, such as myths, fables and fairy tales shows the construction of prior knowledge within this student-reader, where a strategic communication connection is established with a contemporary work. The research was developed in a public school from the municipality of Senador Canedo, Goiás, with students that had little knowledge of the literary genres described above. Through the perspective of literary literacy, for which the social practice of the reading process is mainly the school, special care was taken in the construction of the workshops, activities and reading circles, where the aim was to make reading the focal point. The commitment from participants was seen throughout the project, with the objectives, in their major part being reached. I believe that the project surpassed the point of identification and interpretation of texts and showed to the students the importance to be placed on the literary work, through their perception of the codes and cultural values, from their social group as well as others noted from these readings. This suggests that there was an enlargement of their interior world. Through this proposal, the students and the teachers were capable of identifying, adapting and constructing new concepts and new ways of interacting not only with the works dealt with, but also with themselves.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectFormação do sujeito-leitorpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectFormation of the studentreaderpt_BR
dc.titleConstruindo uma comunidade de leitores: seleção de obras e estratégias de leitura literáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Biella, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797827Z7pt_BR
dc.contributor.referee1Khalil, Marisa Gama-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767429T3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4829059Z8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata da formação do sujeito-leitor na escola, do sexto ano do Ensino Fundamental, principalmente no âmbito público, em que há a sua interação com textos literários. Há a pretensão de mostrar que o ensino de literatura é um trabalho possível de se realizar na escola, bem como de estabelecer métodos de ensino para a aprendizagem escolar. O método é a pesquisa-ação, associada às oficinas de estrutura modular e ao círculo de leitura semiestruturado, com o objetivo de ensinar e aprender as estratégias de leitura. A seleção de livros de gêneros literários como mitos, fábulas e contos de fadas evidencia a construção de conhecimento prévio deste sujeito-leitor, a fim de estabelecer uma comunicação estratégica com uma obra contemporânea. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública do município de Senador Canedo, Goiás, com alunos que tinham pouco conhecimento sobre os gêneros literários descritos acima. Através da perspectiva do letramento literário, cuja prática social do processo de leitura é principalmente da escola, houve um cuidado com a construção das oficinas, atividades e círculos de leitura, com o intuito de que a leitura fosse o foco principal. Houve um grande envolvimento dos participantes com o projeto, além dos objetivos, em sua maioria, serem alcançados. Acredito que o projeto ultrapassou os limites da decodificação dos textos e mostrou aos alunos a importância de se posicionarem diante da obra literária, ao perceberem os códigos e os valores culturais, de seu grupo social e de outros grupos que foram percebidos a partir das leituras. Isso sugere que houve uma ampliação de seu mundo interior. A partir desta proposta, alunos e a professora foram capazes de identificar, adaptar e construir novos conceitos e novas formas de se encontrarem com as obras lidas e consigo mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.572pt_BR
dc.orcid.putcode81766074-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstruindoComunidadeLeitores.pdfDissertação20.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.