Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18421
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Implicação do Novo Código Florestal na Fazenda Pindaíba localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado
metadata.dc.creator: Defensor, Bethânia Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Tatiane Pereira Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Maria Rita Raimundo e
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Julia Araújo
metadata.dc.description.resumo: O Parque Estadual do Pau Furado - PEPF é a primeira unidade de conservação da categoria de proteção integral criada na região do Triângulo Mineiro. Sua zona de amortecimento compreende uma área de 22.755,4210 hectares, onde as atividades humanas ficam sujeitas às normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. O presente estudo teve por objetivo analisar as implicações, em termos de preservação ambiental, da modificação do Código Florestal (Código Florestal de 1965 e o Novo Código Florestal de 2012), quanto à Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP) em curso d’água, na Fazenda Pindaíba localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado. Os resultados mostraram que quando comparado o Código Florestal de 1965 e 2012 houve redução de 2,03 ha, ou seja, 9,03% na área de RL que é protegida por lei, já a APP analisada apresentou uma diminuição de 0,25 ha, ou seja, 1,13% de área da propriedade que deveria ser APP e não é mais. Essa redução, devido ao Novo Código Florestal de áreas que antes eram protegidas, causa impactos negativos no que diz respeito à preservação ambiental, tendo em vista que são áreas de significativa importância quanto à manutenção do equilíbrio ecológico. Assim, as alterações feitas no Novo Código Florestal talvez causem danos irreversíveis para a biodiversidade, uma vez que os atuais valores das áreas protegidas podem não ser suficientes para garantir um ecossistema equilibrado.
Keywords: Reserva legal
Área de preservação permanente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: DEFENSOR, Bethânia Rosa. Implicação do Novo Código Florestal na Fazenda Pindaíba localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual do Pau Furado. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18421
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplicacaoNovoCodigo.pdfTCC1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.