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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Clarice Lispector e a linguagem: memórias metaforizadas em Felicidade clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdão
Autor: Gimenes, Juliana França Gonçalves
Primer orientador: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
Primer miembro de la banca: Gomes, André Luís
Segundo miembro de la banca: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
Resumen: Clarice Lispector, por meio de uma linguagem figurada, faz do seu trabalho escriturai uma arte da palavra. Pela utilização de expressões metafóricas, ela fala, desperta sentimentos e emoções diversas. Sua leitura é inquietante, pois provoca o desencadeamento de diferentes emoções no leitor. Seu modo de narrar, volta-se para o ser humano como sujeito dotado de razão, mas, sobretudo de emoção. Desta forma, sua leitura é sensível, o que faz das metáforas utilizadas também sensíveis por serem em grande parte, afetivas e subjetivas. Ao narrar as memórias da infância, a autora, por meio das três narradoras, tece suas narrativas por entre a ficção, revelando sensualidade e criatividade. A memória, então, relaciona-se com a metáfora no sentido de desvelar uma outra história contida em cada conto, que vai além da palavra, que esconde-se por meio delas. Os contos analisados neste estudo estão reunidos em um de seus livros: Felicidade Clandestina. São eles que compõem o corpus do estudo: Felicidade Clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdão. Pela leitura dos contos e da relação que se estabeleceu entre eles e a teoria literária que fundamenta o trabalho foi possível chegar a algumas considerações a respeito da relação existente entre a memória e a metáfora, sendo a segunda um recurso criativo e sensitivo para expressão da primeira, o que reforça a habilidade sensível de Clarice Lispector em ser uma tecelã de palavras.
Abstract: Clarice Lispector, through figurative language, makes his scriptural work an art of the word. Through the use of metaphorical expressions, it speaks, awakens diverse feelings and emotions. Its reading is disturbing, because it causes the triggering of different emotions in the reader. His way of narrating turns to the human being as a subject endowed with reason, but above all of emotion. In this way, his reading is sensitive which makes the metaphors used also sensitive because they are largely affective and subjective. In narrating the childhood memories, the author, through the three narrators, weaves her narratives through fiction, revealing sensuality and creativity. Memory, then, is related to the metaphor in the sense of unveiling another story contained in each tale, which goes beyond the word, which is hidden through them. The short stories analyzed in this study are gathered in one of his books: Clandestine Happiness. They are the composers of the study corpus: Clandestine Happiness, Carnival Remains, One Hundred Years of Forgiveness. By reading the stories and the relationship established between them and the literary theory that underlies the work, it was possible to arrive at some considerations about the relation between memory and metaphor, the second being a creative and sensitive resource for the expression of the first Which reinforces Clarice Lispector's sensitive ability to be a weaver of words.
Palabras clave: Literatura
Literatura brasileira - História e crítica
Lispector, Clarice, 1925-1977 - Crítica e interpretação
Conto
Memória
Metáfora
Tale
Memory
Metaphor
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: GIMENES, Juliana França Gonçalves. Clarice Lispector e a linguagem : memórias metaforizadas em Felicidade clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdão. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.275
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.275
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18412
Fecha de defensa: 22-mar-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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