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dc.creatorGimenes, Juliana França Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-04-24T19:05:44Z-
dc.date.available2017-04-24T19:05:44Z-
dc.date.issued2017-03-22-
dc.identifier.citationGIMENES, Juliana França Gonçalves. Clarice Lispector e a linguagem : memórias metaforizadas em Felicidade clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdão. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.275pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18412-
dc.description.abstractClarice Lispector, through figurative language, makes his scriptural work an art of the word. Through the use of metaphorical expressions, it speaks, awakens diverse feelings and emotions. Its reading is disturbing, because it causes the triggering of different emotions in the reader. His way of narrating turns to the human being as a subject endowed with reason, but above all of emotion. In this way, his reading is sensitive which makes the metaphors used also sensitive because they are largely affective and subjective. In narrating the childhood memories, the author, through the three narrators, weaves her narratives through fiction, revealing sensuality and creativity. Memory, then, is related to the metaphor in the sense of unveiling another story contained in each tale, which goes beyond the word, which is hidden through them. The short stories analyzed in this study are gathered in one of his books: Clandestine Happiness. They are the composers of the study corpus: Clandestine Happiness, Carnival Remains, One Hundred Years of Forgiveness. By reading the stories and the relationship established between them and the literary theory that underlies the work, it was possible to arrive at some considerations about the relation between memory and metaphor, the second being a creative and sensitive resource for the expression of the first Which reinforces Clarice Lispector's sensitive ability to be a weaver of words.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1925-1977 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectTalept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.titleClarice Lispector e a linguagem: memórias metaforizadas em Felicidade clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763649D6pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, André Luís-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717690T0pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Joana Luiza Muylaert de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4825433D0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoClarice Lispector, por meio de uma linguagem figurada, faz do seu trabalho escriturai uma arte da palavra. Pela utilização de expressões metafóricas, ela fala, desperta sentimentos e emoções diversas. Sua leitura é inquietante, pois provoca o desencadeamento de diferentes emoções no leitor. Seu modo de narrar, volta-se para o ser humano como sujeito dotado de razão, mas, sobretudo de emoção. Desta forma, sua leitura é sensível, o que faz das metáforas utilizadas também sensíveis por serem em grande parte, afetivas e subjetivas. Ao narrar as memórias da infância, a autora, por meio das três narradoras, tece suas narrativas por entre a ficção, revelando sensualidade e criatividade. A memória, então, relaciona-se com a metáfora no sentido de desvelar uma outra história contida em cada conto, que vai além da palavra, que esconde-se por meio delas. Os contos analisados neste estudo estão reunidos em um de seus livros: Felicidade Clandestina. São eles que compõem o corpus do estudo: Felicidade Clandestina, Restos do carnaval, Cem anos de perdão. Pela leitura dos contos e da relação que se estabeleceu entre eles e a teoria literária que fundamenta o trabalho foi possível chegar a algumas considerações a respeito da relação existente entre a memória e a metáfora, sendo a segunda um recurso criativo e sensitivo para expressão da primeira, o que reforça a habilidade sensível de Clarice Lispector em ser uma tecelã de palavras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.275pt_BR
dc.orcid.putcode81766002-
dc.crossref.doibatchiddae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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