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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Produção de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemática
Autor(es): Silva, Jean Carlo da
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Segundo membro da banca: Cintra, Vanessa de Paula
Terceiro membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Quarto membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumo: Nossa investigação busca entender como ocorre a produção de jogos digitais pelos alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de interação com a Matemática. Embasados em teorias histórico-culturais - Vygotsky (1978) -, a interação com a Matemática a partir de novas metodologias de ensino é o nosso objeto de pesquisa, tendo como foco o desenvolvimento coletivo de jogos virtuais como instrumento facilitador da aprendizagem da Matemática, o que define, efetivamente, o nosso problema de pesquisa. Abordamos a questão da relação dos jogos virtuais e da geração digitalizada que atualmente vem se constituindo a maioria da população mundial. A obtenção de dados se deu a partir de questionários, notas de campo, observações, entrevistas, redes sociais, plataformas de sistema de gerenciamento de cursos, fotos e conversas informais nos diversos momentos da pesquisa, sendo realizadas concomitantemente a tabulação dos dados e a análise, esta última sendo dividida em dois eixos principais: Experiência na Cultura Digital (dividido em: Parte 1 - Juventude e Cultura Digital e Parte 2 - Cultura e Jogos Digitais) e um segundo Eixo de Analise: Produção de Jogos Digitais (dividido em: - Parte 1 - Jogos Digitais e Formação Tecnológica e Parte 2 - Jogos Digitais e Aprendizagem da Matemática). A análise dos dados nos permitiu considerar que os alunos podem, a partir da construção e desenvolvimento de jogos virtuais, dar novos significados ao processo de ensinar e aprender Matemática, utilizando a experiência que possuem com jogos digitais no processo de construção do conhecimento crítico acerca de conceitos utilizados. A evolução do processo de criação de jogos tornou nossos sujeitos conscientes dos processos técnicos de desenvolvimento e programação de um game e da ligação dos conceitos matemáticos necessários para a execução deste trabalho.
Abstract: Our research seeks to understand how is the production of digital games by the students of the Technical Course in Maintenance and Support in Integrated Computers to School of the Federal Institute of Education, Science and Technology in the process of interaction with mathematics. Grounded in historical and cultural theories - Vygotsky (1978) - the interaction with mathematics from new teaching methodologies is our object of research, focusing on the collective development of virtual games as a tool facilitating the learning of mathematics, what the defining, effectively, our research problem. We address the question of the relationship of virtual games and scanned generation that currently has constituted the majority of the world population. Obtaining data was from questionnaires, field notes, observations, interviews, social networks, management system platforms courses, photos and informal conversations at different times of the research being concurrently held the data tabulation and analysis , the latter being divided into two main areas: Experience in Digital Culture (divided into: Part 1 - Digital Youth and Culture and Part 2 - Culture and Digital Games) and a second axis of analysis: Digital Games Production (divided into: - part 1 - Technology Digital Games and Training and part 2 - Digital Games and Learning of Mathematics). Data analysis allowed us to consider that students can, from the construction and development of virtual games, giving new meaning to the process of teaching and learning mathematics, using the experience they have with digital games in the critical process of knowledge construction about used concepts. The evolution of the game creation process become our subjects aware of the technical processes of development and programming of a game and the connection of the mathematical concepts needed to perform this work.
Palavras-chave: Educação
Jogos eletrônicos
Matemática (Segundo grau) - Estudo e ensino
Autoria
Jogos Virtuais
Ensino de Matemática
Gameficação
Virtual Games
Mathematics Teaching
Authorship
Gamification
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Jean Cario da. Produção de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemática. 2016. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.123
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.123
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18390
Data de defesa: 29-Ago-2016
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