Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jean Carlo da-
dc.date.accessioned2017-04-24T17:24:13Z-
dc.date.available2017-04-24T17:24:13Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Jean Cario da. Produção de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemática. 2016. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.123pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18390-
dc.description.abstractOur research seeks to understand how is the production of digital games by the students of the Technical Course in Maintenance and Support in Integrated Computers to School of the Federal Institute of Education, Science and Technology in the process of interaction with mathematics. Grounded in historical and cultural theories - Vygotsky (1978) - the interaction with mathematics from new teaching methodologies is our object of research, focusing on the collective development of virtual games as a tool facilitating the learning of mathematics, what the defining, effectively, our research problem. We address the question of the relationship of virtual games and scanned generation that currently has constituted the majority of the world population. Obtaining data was from questionnaires, field notes, observations, interviews, social networks, management system platforms courses, photos and informal conversations at different times of the research being concurrently held the data tabulation and analysis , the latter being divided into two main areas: Experience in Digital Culture (divided into: Part 1 - Digital Youth and Culture and Part 2 - Culture and Digital Games) and a second axis of analysis: Digital Games Production (divided into: - part 1 - Technology Digital Games and Training and part 2 - Digital Games and Learning of Mathematics). Data analysis allowed us to consider that students can, from the construction and development of virtual games, giving new meaning to the process of teaching and learning mathematics, using the experience they have with digital games in the critical process of knowledge construction about used concepts. The evolution of the game creation process become our subjects aware of the technical processes of development and programming of a game and the connection of the mathematical concepts needed to perform this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMatemática (Segundo grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectJogos Virtuaispt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectGameficaçãopt_BR
dc.subjectVirtual Gamespt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleProdução de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7pt_BR
dc.contributor.referee2Cintra, Vanessa de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742930U9pt_BR
dc.contributor.referee3Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730494D6pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoNossa investigação busca entender como ocorre a produção de jogos digitais pelos alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de interação com a Matemática. Embasados em teorias histórico-culturais - Vygotsky (1978) -, a interação com a Matemática a partir de novas metodologias de ensino é o nosso objeto de pesquisa, tendo como foco o desenvolvimento coletivo de jogos virtuais como instrumento facilitador da aprendizagem da Matemática, o que define, efetivamente, o nosso problema de pesquisa. Abordamos a questão da relação dos jogos virtuais e da geração digitalizada que atualmente vem se constituindo a maioria da população mundial. A obtenção de dados se deu a partir de questionários, notas de campo, observações, entrevistas, redes sociais, plataformas de sistema de gerenciamento de cursos, fotos e conversas informais nos diversos momentos da pesquisa, sendo realizadas concomitantemente a tabulação dos dados e a análise, esta última sendo dividida em dois eixos principais: Experiência na Cultura Digital (dividido em: Parte 1 - Juventude e Cultura Digital e Parte 2 - Cultura e Jogos Digitais) e um segundo Eixo de Analise: Produção de Jogos Digitais (dividido em: - Parte 1 - Jogos Digitais e Formação Tecnológica e Parte 2 - Jogos Digitais e Aprendizagem da Matemática). A análise dos dados nos permitiu considerar que os alunos podem, a partir da construção e desenvolvimento de jogos virtuais, dar novos significados ao processo de ensinar e aprender Matemática, utilizando a experiência que possuem com jogos digitais no processo de construção do conhecimento crítico acerca de conceitos utilizados. A evolução do processo de criação de jogos tornou nossos sujeitos conscientes dos processos técnicos de desenvolvimento e programação de um game e da ligação dos conceitos matemáticos necessários para a execução deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.123pt_BR
dc.orcid.putcode81754135-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProducaoJogosDigitais.pdfTese34.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.