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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18385
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A qualidade da escola pública APESAR do Simave |
Author: | Souza, Alesandra Ferreira Bento |
First Advisor: | Mendes, Olenir Maria |
First member of the Committee: | Bertagna, Regiane Helena |
Second member of the Committee: | Silva, Maria Vieira |
Summary: | O presente estudo é parte de uma pesquisa maior intitulada “A produção da qualidade a partir da política de avaliação sistêmica mineira nas Redes Municipais de Uberlândia e Ituiutaba” cujo objetivo foi o de compreender como a avaliação sistêmica tem contribuído para construir a qualidade educacional. Como recorte para dissertação de Mestrado, temos como objetivo identificar e analisar como a avaliação sistêmica mineira tem impactado a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental considerada pela comunidade externa e interna como uma instituição de qualidade buscando identificar que tipo de transformações o SIMAVE tem provocado e se essas têm produzido de fato qualidade educacional. Também dialogamos com os/as protagonistas (docentes, estudantes e famílias) de três escolas municipais de Uberlândia participantes na pesquisa maior no intuito de identificar o que têm compreendido por qualidade da Educação. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa com uso de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Para construção dos dados utilizamos a observação, registro escrito e fotográfico do cotidiano escolar, entrevistas e questionários com os/as participantes. Entre os resultados, deparamo-nos com um cenário político e escolar que reafirma cada vez mais concepções favoráveis ao ideário neoliberal que perpassam as avaliações em larga escala e que tendem a reduzir a organização do trabalho pedagógico ao preparo de aprendizagens daquilo que é possível mensurar. Como repercussão das políticas de avaliação, ao olharmos para o chão da escola, percebemos a pressão que os sujeitos sofrem para ampliar os seus resultados nos testes estandardizados. A concepção instaurada nestas políticas de avaliação em larga escala em curso, embora se apresente como complementar à avaliação interna, antes a impacta de modo que passa a ressignificar a própria concepção formativa da avaliação. Contudo, observamos que para além das influências das AE, a escola pesquisada mantém em sua OTP ações com grande potencialidade de uma formação de qualidade social. Sobre a percepção dos sujeitos referente ao que estão compreendendo por qualidade da Educação, revelam por um lado, certa apropriação dos discursos oficiais que legitimam o índice de proficiência como o indicador de qualidade da escola, todavia, também nos deparamos com um conjunto de múltiplos indicadores formulados empiricamente pelos sujeitos das escolas investigadas com referências de qualidade social, ou seja, que não se restringem à proficiência produzida por testes externos, mas se referem a elementos como a valorização docente, comprometimento profissional com o desenvolvimento do/a estudante, a infraestrutura adequada das escolas, os projetos de ensino e aprendizagem, as relações interpessoais, dentre outros. Compreendemos que esses indicadores podem lançar luzes na contribuição de uma proposta de Educação de qualidade socialmente referenciada moldada a partir da própria materialidade da escola. |
Abstract: | This study is part of a larger research entitled “Quality production from the Policy of systemic evaluation in public basic schools of Uberlândia and Ituiutaba. Minas Gerais State, Brazil”. It aimed to understand how the systemic evaluation has contributed to build Education quality. As a cut for Mastership dissertation, we aimed to identify and analyze how the systemic evaluation in Minas Gerais has influenced the Pedagogical Work Organization (PWO) od a public basic school which is considered by external and internal community as a quality institution. We seek to identify which kind of changes the evaluation named SIMAVE1 has induced and whether they have produced education quality indeed. We also dialogued to the protagonists of the three schools who took part of the research (teachers, students and families) in order to identify how they have understood such a thing as Education quality. It is a qualitative study that used documental, bibliographic and field researches. We also used observation, written and photographic records on daily school, interviews and questionnaires to the participants. Among the results, we faced a political and school scenario that states increasingly conceptions in favor of neoliberal ideas which runs through the large-scale assessments and tend to reduce the Pedagogical Work Organization to prepare a kind of learning what is possible to measure. As an impact of policy evaluation, when we look at the school ground, we perceive subjects suffering to extend their results on standardized tests. The design established in these valuation policies on a large scale in progress, although being presented as a complement of the internal evaluation, on the contrary, impacts it, to reframe the evaluation of the training design itself. However, we observed that beyond the influences of External Evaluation, the studied school keep in its PWO some actions with high potentiality for a formation of social quality. Concerning to the subjects’ perception of how they understand Education quality, they reveal, in one hand, a kind of appropriation of official speeches legitimizing the proficiency index as school quality indicator, but, on the other hand, we also faced a set of multiple indicators proposed by various theoretical and empirically formulated by the subjects of the schools, quality results which, in turn, is not restricted to the proficiency produced by external testing, but refer to some elements such as teacher valorization, professional commitment to the student’s development, adequate infrastructure in schools, teaching projects and learning, interpersonal relationship and so one. We understand that these indicators can highlight on socially relevant contribution to a quality education proposal molded from the school materiality. |
Keywords: | Educação Ensino fundamental Avaliação educacional Escola primária Estudos sociais SIMAVE Organização do trabalho pedagógico Qualidade social Protagonistas da escola Social quality Pedagogical work organization School protagonists |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SOUZA, Alesandra Ferreira Bento. A qualidade da escola pública APESAR do Simave. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.563 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.563 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18385 |
Date of defense: | 30-Oct-2016 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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