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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Proposta de ensino de variação diatópica em aulas de língua portuguesa para classe hospitalar
metadata.dc.creator: Oliveira, Wânia Elias Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cristianini, Adriana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, José Sueli
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lúcia Dias dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta como objetivo principal desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, utilizando um aplicativo voltado para o estudo da variação diatópica de itens lexicais referentes ao corpo humano nas aulas de Língua Portuguesa de duas classes hospitalares. Os objetivos específicos da pesquisa são: (i) desenvolver a proposta pedagógica para a criação de um aplicativo; (ii) avaliar, por meio de intervenção pedagógica, o aplicativo junto aos educandos de classes hospitalares; (iii) colaborar com a ampliação do acervo lexical dos educandos envolvidos; (iv) contribuir com o professor de Língua Portuguesa, oferecendo um recurso tecnológico para o ensino de variação diatópica; (v) contribuir para que os educandos ampliem seu conhecimento acerca da variação semântico-lexical de caráter diatópico referente às partes do corpo humano; (vi) contribuir para que o alunado tenha uma postura crítico-reflexiva em relação ao preconceito linguístico. Despertaram o nosso interesse pelo tema a falta de trabalhos e de discussões que envolvem o ensino de Língua Portuguesa em classe hospitalar, especificamente, a variação semântico-lexical e o uso de recursos tecnológicos que sejam capazes de despertar no educando o desejo de aprender de maneira prazerosa. Dessa maneira, buscamos em pesquisas teóricas sobre a classe hospitalar, o léxico e a variação linguística, um suporte teórico para elaborarmos os planejamentos e as atividades pedagógicas com a finalidade de nos orientar para o desenvolvimento do aplicativo. Voltamos para a variação semântico-lexical com foco na variação diatópica de itens lexicais do corpo humano. Os aspectos teóricos relacionados à variação linguística, Sociolinguística, tipos de variação, Dialetologia, Geolinguística, Sociogeolinguística e norma também estão presentes em nossa pesquisa. A fundamentação teórica para nossas discussões e para a elaboração das atividades pedagógicas e desenvolvimento do aplicativo pautou-se em pesquisadores ligados às temáticas supramencionadas, dentre eles: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2008), Assis (2009), Albertoni (2014), Fernandes et al. (2014), Barbosa (1978; 1990; 1997); Cardoso (2010); Coseriu (1979; 1980); Bagno (2003; 2007; 2013); Faraco (2008; 2012); Preti (2003); Labov (2008). Desenvolvendo este trabalho, por meio da metodologia da pesquisa-ação, ressaltamos que as mediações de aprendizagem e as atividades realizadas de maneira interativa em classe hospitalar foram de suma importância para que o alunado desenvolvesse uma nova forma de ver e de olhar para a língua que usam. A utilização do aplicativo e o corpus coletado mostram que, durante a intervenção pedagógica, colaboramos bastante na desconstrução e desmistificação do que eles traziam sobre a concepção de língua como algo rígido e imposto. Constatamos que nosso trabalho conseguiu trazer resultados positivos, embora tenhamos consciência de que não alcançamos a totalidade dos educandos das classes hospitalares de Goiânia. Por meio desta pesquisa, entendemos que o trabalho com variação semântico-lexical em classe hospitalar é necessário e que muito contribui com a perspectiva inclusiva de educação para todos.
Abstract: The present study aims develop a pedagogical intervention proposal by using an app that is focused for the study of the diatopic variation of lexical items related to the human body in the Portuguese Language lessons in two hospital classes. The research's specific objectives are: (i) develop the pedagogical proposal for the creation of an app; (ii) evaluate through pedagogical intervention the app along with the students of the hospital classes; (iii) collaborate with the increase of lexical collection of the students; (iv) contribute with the Portuguese Language teacher by offering a technological resource for the education of diatopic variation contribute to increase students's knowledge about the lexical-semantic variation related to human body parts; (v) contribute to the student's critical reflexive attitude in relation to linguistic discrimination. Our interest for the theme was stimulated by the lack of studies and discussions that involves the Portuguese Language education in hospital class, specifically, the lexical-semantic variation and the use of technological resources that are capable of arousing the student's learning desire in a pleasant way. Therefore, we searched in theoretical researches about the hospital class, the lexicon and the linguistic variation, a theoretical support to elaborate the planning and the pedagogical activities in order to guide us to the app development. We emphasize that we turn to the lexical semantic education foccusing on the diatopic variation of lexical items of the human body. The theoretical aspects related to the linguistic variation, Sociolinguistic, types of variation, Dialectology, Geolinguistic, Sociogeolinguistic and standard are also in our study. The theoretical substantiation to our discussions and to the elaboration of the pedagogical activities and development of the app took as reference researchers that are related to the mentioned topics above, like: Fonseca (2008), Matos and Mugiatti (2008), Assis (2009), Albertoni (2014), Fernandes et al. (2014), Barbosa (1978; 1990; 1997); Cardoso (2010); Coseriu (1979; 1980); Bagno (2003; 2007; 2013); Faraco (2008; 2012); Preti (2003); Labov (2008); among others. Developing this study through the action research methodology, we emphasize that the learning mediations and the activities performed in an interactive way in hospital class had great importance for that the student could develop a new way to see and look at the language that is used. The use of the app and the collected corpus shows that during the pedagogical intervention we collaborate in the deconstruction and demystification of what they brought about the language design as something rigid and forced. In this way, we found that this work was able to bring positive results, although we have consciousness that we did not reach all of the students from Goiania's hospital classes. Through this study, we understand that working with lexical-semantic variation in hospital class is necessary and that it contributes a lot with the inclusive perspective of education for all.
Keywords: Linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Variação
Língua portuguesa - Vocabulário
Léxico
Variação diatópica
Aplicativo
Classe hospitalar
Lexicon
Diatopic variation
Portuguese language
App
Hospital class
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: OLIVEIRA, Wânia Elias Vieira de. Proposta de ensino de variação diatópica em aulas de língua portuguesa para classe hospitalar. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18338
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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