Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18336
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Ecival Carvalho dos-
dc.date.accessioned2017-04-06T13:56:48Z-
dc.date.available2017-04-06T13:56:48Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Ecival Carvalho dos. Poesia com tecnologia em língua portuguesa no 9° ano da EJA: estratégias de leitura literária e aporte tecnológico. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.597pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18336-
dc.description.abstractThis research aimed to instigate the students in a class of 9th grade Youth and Adult Education in a public school from the Federal District in reading poems in a collaborative work in literature classes. The research proposed was build as consequence of demander from literature teaching, more specifically, poetry, which has been relegated in Brazil’s schools for many years and the fact that Portuguese classes in teaching modality in reference still has few time to study Poetic texts. The perspective selected here comes from literary text reading with an adaptation of the basic sequence (COSSON, 2014, p.51-72) to the reality of the class in focus. As methodological development, it was used workshops, audiovisual records, collection of institutional documents to compose the corpus of the work, etc. Besides, it was used technological features such as notebook, digital camera, Windows Movie Maker program, sound box with microphones, among others. It used an action research procedure (THIOLLENT, 2011), which allowed the teacher know the problem and how to act on this problem. Eight poems was selected, which offered wide possibilities to do an exploration around the language used in the poems; as formal and aesthetics’ aspects in each chosen poems: 1) "Seven years of Jacob pastor served”, Luis Vaz de Camões; 2) "Peleja the Blind Aderaldo Ze Pretinho the Tucum”, Firmino Teixeira do Amaral; 3) "Quadrille”, Carlos Drummond de Andrade; 4) "poetry is portal, refuge ...” of Nicolas Behr; 5) "The song of the earth”, Cora Coralina; 6) "The boy who carried water in a sieve”, Manoel de Barros; 7) "which has passed”, Paul Leminski; 8) "On the way, with Mayakóvsky”, Eduardo Alves da Costa. These poems integrate, with the student’s texts, the Poetics Activities Book, one of the products of this project. As mediator of reading, the teacher of Portuguese language should value the work with poetry also in the Youth and Adult Education, as well as other literary genres, as it is one of the most responsible for contributing collective and significantly with the expansion of literary horizons from the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoesia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subject9° ano da educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectBasic sequencept_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subject9th year of youth and adult educationpt_BR
dc.titlePoesia com tecnologia em língua portuguesa no 9° ano da EJA: estratégias de leitura literária e aporte tecnológicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0pt_BR
dc.contributor.referee1Coito, Roselene de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723643E8pt_BR
dc.contributor.referee2Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797827Z7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4493954H6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo instigar os alunos de uma turma do 9° ano da Educação de Jovens e Adultos-EJA de uma escola pública do Distrito Federal à leitura de poemas de forma autônoma e participativa nas aulas de literatura. A proposta da pesquisa foi construída como consequência da constatação de que o ensino da literatura e, mais especificamente, da poesia tem sido relegado a um segundo plano no Brasil há muitos anos e pelo fato de que aulas de Língua Portuguesa na modalidade de ensino em referência ainda destinam pouco tempo aos textos poéticos. Foi eleita a perspectiva do letramento literário com uma adaptação da sequência básica (COSSON, 2014, p. 51-72) à realidade da turma. Para o desenvolvimento metodológico foram utilizados registros audiovisuais, coleta de documentos institucionais para a composição do corpus, oficinas etc. Serviu-se de recursos tecnológicos como notebook, câmera digital, o programa Windows Movie Maker, caixa de som com microfones, entre outros. Empregou-se o procedimento de pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), o qual permitiu ao professor tanto conhecer quanto agir sobre um problema apresentado. Foram selecionados oito poemas que oferecem amplas possibilidades para a exploração de recursos acerca da linguagem empregada e de aspectos formais e estéticos de cada um deles: 1) "Sete anos de pastor Jacó servia”, de Luís Vaz de Camões; 2) "Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum”, de Firmino Teixeira do Amaral; 3) "Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade; 4) "poesia é portal, refúgio...,” de Nicolas Behr; 5) "O cântico da terra”, de Cora Coralina; 6) "O menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros; 7) "o que passou passou?”, de Paulo Leminski; 8) "No caminho, com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa. Eles integram, juntamente com textos dos alunos, o Caderno de Atividades Poéticas, um dos produtos deste projeto. Como mediador de leitura, o professor de Língua Portuguesa deve valorizar o trabalho com a poesia também na Educação de Jovens e Adultos, bem como com outros gêneros literários, pois o referido trabalho é um dos maiores responsáveis por contribuir coletiva e significativamente com a ampliação dos horizontes literários dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.597pt_BR
dc.orcid.putcode81766155-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PoesiaTecnologiaLingua.pdfDissertação6.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.