Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18319
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Arquitetura, contrastes e escalas: o surgimento da capital moderna brasileira pelas lentes de Geraldo Vieira
Autor(es): Cunha, Larissa Ribeiro
Primeiro orientador: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Primeiro membro da banca: Laurentiz, Luíz Carlos de
Segundo membro da banca: Costa, Helouise Lima
Resumo: Esta dissertação propõe-se a analisar e discutir o acervo inédito de fotografias sobre Brasília - concebido em sete expedições pelo fotógrafo mineiro Geraldo Vieira - desde a primeira missa até a inauguração da então nova capital do Brasil. Ainda, avaliar a importância de Geraldo Vieira por meio de sua trajetória fotográfica, principalmente no que tange à sua permanência na cidade de Araguari-MG, no Triângulo Mineiro, e a sua contribuição para a historiografia da mesma. Não obstante, apontar ainda a relevância de um acervo inédito de fotografias da capital Brasília - que é sinônimo máximo da aplicação dos princípios da Carta de Atenas em todo o mundo, a qual teve como contribuidor e redator final o arquiteto Le Corbusier - para a historiografia e documentação da Arquitetura Moderna Brasileira. Geraldo Vieira foi além de fotógrafo, um artista multifacetado, cujas habilidades se revelam tanto na área da fotografia quanto em outros aspectos de vida. Dessa maneira, seu legado foi capaz de influenciar não só nos modos de recepção de uma arquitetura moderna nascente, como também entusiasmar a maneira na qual as pessoas gostariam de ser vistas nas vitrines de seu estúdio, além da promoção de questões políticas debatidas em grupos sociais através da contribuição em publicações jornalísticas e exposições fotográficas. O resultado da pesquisa depreende a explanação da trajetória do artista para uma compreensão do seu envolvimento com o fotojornalismo, bem como a averiguação das suas peculiaridades enquanto um profissional fotográfico, para que se possa chegar de fato a uma investigação das composições fotográficas de Brasília, integrantes de seu acervo inédito. Uma importante diretriz a que este trabalho também se apoia - além do ineditismo da documentação fotográfica de Brasília - é na abordagem de um estudo que poderá contribuir e somar esforços e reflexões acerca da representação de Brasília, ao estabelecer o contraponto da análise de fotografias captadas por um fotógrafo afastado do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, que foi atuante no interior do Estado de Minas Gerais.
Abstract: This thesis proposes to analyze and discuss the unpublished collection of photographs of Brasilia - designed in seven mining expeditions by photographer Geraldo Vieira - from the first mass to the opening of the then new capital of Brazil. Also assess the importance of Geraldo Vieira through his photographic career, especially with regard to their stay in the city of Araguari-MG, in the Triângulo Mineiro, and its contribution to the historiography of it. Nevertheless, still point out the relevance of a unique collection of capital photographs Brasilia - that is most synonymous with the application of the principles of the Athens Charter in the world, which had the contributor and final editor architect Le Corbusier - to historiography and documentation of the Brazilian Modern Architecture. Geraldo Vieira was well as a photographer, a multifaceted artist whose skills are revealed both in photography and in other aspects of life. In this way, his legacy was able to influence not only in reception modes of modern source architecture, but also excited about the way in which people would like to be seen in his studio windows, in addition to promoting political issues discussed in social groups by contributing in journalistic photography and exhibitions publications. The search result appears from the explanation of the artist's path to an understanding of their involvement in photojournalism and to investigate its peculiarities as a photographic professional, so that you can reach in fact an investigation of photographic compositions of Brasilia, members his unpublished collection. An important guideline to this work also supports - in addition to the unprecedented nature of photographic documentation of Brasilia - is the approach of a study that could help and join efforts and reflections on the representation of Brasilia, to set the contrast of the photo analysis captured by a retired photographer axis Rio de Janeiro - São Paulo, which was active in the state of Minas Gerais.
Palavras-chave: Arquitetura
Fotógrafos - Brasil
Arquitetura moderna
Fotografias
Geraldo Vieira
Fotografia de Arquitetura
Acervo Inédito
Brasília
Photography
Architecture Photography
Unpublished acquis
Modern Architecture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: CUNHA, Larissa Ribeiro. Arquitetura, contrastes e escalas: o surgimento da capital moderna brasileira pelas lentes de Geraldo Vieira. 2016. 226 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.478
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.478
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18319
Data de defesa: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquiteturaContrastesEscalas.pdfDissertação60 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.