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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18306
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Proposta de um guia metodológico e software para quantificação qualitativa na avaliação efetiva do aprendizado em avas e ensino presencial |
Autor: | Silva, Mislene Dalila da |
Primer orientador: | Lima, Luciano Vieira |
Primer miembro de la banca: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Segundo miembro de la banca: | Lima, Sandra Fernandes de Oliveira |
Resumen: | A presente pesquisa é uma proposta alternativa à avaliação continuada tradicional, que quantifica, mas não qualifica e nem garante que o conhecimento seja mantido na memória por longo tempo. Assim, tradicionalmente o aluno é avaliado e, passado algum tempo, mesmo semanas, se o aluno realizar a mesma avaliação, fatalmente não terá o mesmo índice de acertos. Esta afirmação pode ser facilmente comprovada nas provas de avaliação de residências médicas. Os discentes de medicina são avaliados para obterem uma vaga em um hospital-escola, obtêm uma nota pela avaliação, e, quando chegam ao final da residência, após dois anos, são avaliados novamente e, frequentemente (caso geral), conforme demonstrado nas notas no site da AREMG 2016, eles não conseguem obter 30% dos acertos que tiveram quando passaram na residência. Isto é um forte indicativo de que o processo de avaliação quantifica, mas não qualifica o quanto do aprendizado foi retido e ficará memorizado com o passar do tempo. Através da metodologia dos Mapas de Conhecimento Estruturado - MCE e do Método de Memorização Exponencial Efetiva na Base Binária - MMEEBB é possível garantir a efetividade e a memorização do que foi aprendido, mesmo após semanas ou anos, quando se utiliza o Intervalo de Recordação do Aprendizado - IRA e os MCE corretamente. Neste sentido, o objetivo deste trabalho resultou no desenvolvimento de dois produtos: um site com um guia explicando como avaliar e como manter, de forma perene na memória, os conhecimentos que foram aprendidos. Também foi desenvolvido um software onde o professor pode reestruturar e formatar o Plano de Ensino e Plano de Aula da disciplina seguindo as diretrizes do método e o aluno pode acessar este conteúdo que foi reestruturado pelo professor. Este trabalho pretende eliminar qualquer dúvida em relação ao que significa um dado valor em uma avaliação no que diz respeito ao que realmente foi aprendido e retido efetivamente na memória. A metodologia aplicada no trabalho em questão tem finalidade e abordagem bibliográfica pertinentes constituindo, também, uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo. Os métodos e procedimentos estudados vislumbram uma melhor compreensão da aplicabilidade do Mapa de Conhecimento Estruturado e o Método de Memorização Exponencial Efetiva na Base Binária aplicados em avaliações, garantindo-se 100% de apreensibilidade no que foi aprendido e a retenção na memória com habilidade e competência (que deverá ser garantido no processo avaliativo). |
Abstract: | The present research is an alternative proposal to the traditional continuous assessment. The traditional assessment quantifies but does not qualify and does not guarantee that knowledge will be kept in the memory for a long time. Thus, traditionally the student is evaluated and, after some time, even weeks, if the student makes the same evaluation, fatally he will not have the same success rate. This statement can be easily observed in the medical residency tests. Medical residents are reassessed after two years of residence, failing to achieve 30% of the previous test result,.as shown in the notes On AREMG 2016 site.. This is a strong indication that the assessment process quantifies but does not qualify how much of the learning has been retained and will be memorized over time. Through the methodology of the Structured Knowledge Maps - MCE and the Exponential Method of Effective Exponential Storage in the Binary Base - MMEEBB it is possible to guarantee the effectiveness and memorization of what was learned, even after weeks or years, when using the Learning Reinforcement Interval - IRA and the MCE properly. This work aims to disseminate a guide on the Web which teaches how to evaluate a student quantitatively and qualitatively, as well as ensure how to perpetuate in the memory of the same learned knowledge. It also presents the development and implementation of software that allows students to identify what the student does not know, allowing a customized and focused didactic material to be created.. This work also aims to explain and teach how to ensure that the student at the end of a stage is always 100% successful if the evaluation results in success. Thus, a student who takes, for example, grade 7 in a total of 10 points, means that he knows 100% of 70% of the content. In addition, the work allows to discriminate the known 70% and the missing 30%. The methodology applied in the work in question has a relevant bibliographical purpose and approach, constituting also an exploratory and descriptive field research. The methods and procedures studied envision a better understanding of the applicability of the Structured Knowledge Map and the Exponential Method of Effective Memorization in the Binary Basis applied in evaluations, guaranteeing 100% apprehensibility in what has been learned and memory retention with skill and competence, which ones are guaranteed in the evaluation process). |
Palabras clave: | Educação Avaliação educacional Avaliação efetiva Mapa de Conhecimento Estruturado Método de memorização exponencial efetivo na base binária Avaliações quantitativas e qualitativas Effective evaluation Structured knowledge map Exponential method of effective memorizatio in the binary basis Quantitative and qualitative assessments |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | SILVA, Mislene Dalila da. Proposta de um guia metodológico e software para quantificação qualitativa na avaliação efetiva do aprendizado em avas e ensino presencial. 2017. 76 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.599 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.599 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18306 |
Fecha de defensa: | 1-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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