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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Produções cartográficas presentes em revistas voltadas ao público infantil: as potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia
metadata.dc.creator: Almeida, Jaira Maria da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Junior, Astrogildo Fernandes da
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Gerusa Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Valeska Guimarães Rezende da
metadata.dc.description.resumo: As produções cartográficas se fazem presentes na infância nos mais diversificados espaços e por meio de variados suportes. Na contemporaneidade evidencia-se a consolidação de um mercado de produtos culturais direcionados as crianças. A revista se constitui em um desses suportes em que as produções cartográficas se apresentam. Assim, nessa dissertação, o objetivo geral consistiu em analisar as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas veiculadas para o público infantil para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. Como metodologia recorreu-se a pesquisa bibliográfica, a documental, assim como a denominada ‘estado da arte’. Inicialmente buscou-se compreender a construção da cartografia ao longo do tempo e a sua presença no processo de ensino e aprendizagem, assim como nas pesquisas acadêmicas sobre o assunto. Verificou-se que a cartografia é um conhecimento advindo de uma necessidade humana de se expressar e comunicar, que no decorrer do tempo tem participado na construção do mundo como é concebido. Dessa forma, seu ensino e aprendizagem estão previstos em documentos que orientam o currículo escolar no país e pesquisas acadêmicas são desenvolvidas na área da educação. Em seguida averiguamos as relações que se estabelecem entre cartografia, infância e mídia. Constatou-se que as crianças, na contemporaneidade se constituem em mercado consumidor, assim são inúmeros os produtos da mídia que adentram esse universo. A revista se apresenta como um desses produtos e traz produções cartográficas em que a dimensão informativa-comunicativa e expressiva estão em ação. É no embate constante da relação texto, produção e público que os significados são construídos. Isto posto, analisou-se as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas voltadas ao público infantil, para o ensino e aprendizagem da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram selecionadas para o presente estudo duas revistas como material de análise, a saber: a revista Ciência Hoje das Crianças e a revista Recreio. A análise, centrada nas edições publicadas entre os meses de Julho de 2015 a Dezembro de 2015, se justifica pela proximidade com o momento da pesquisa e foi conduzida sob a metodologia documental. Essa pesquisa contribui com elementos potenciais, para o desenvolvimento pedagógico em sala de aula, da leitura de representações do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem deste artefato revista, pelo professor, de forma a explorar as dimensões comunicativa-informativa e expressiva, assim como a leitura das produções cartográficas, não como verdades absolutas, mas como criações humanas questionáveis que guardam suas histórias possibilitam novas formas de olhar e compreender o espaço que habitamos. Concomitantemente há a promoção da sensibilização do olhar dos alunos para essas produções presentes em seu cotidiano.
Abstract: Cartographic productions are present in childhood in the most diversified spaces and by means of several resources. Currently, the consolidation of a market of cultural products aimed at children is evident. Magazines are some of these resources in which one can find cartographic productions. The main objective of this research consisted in analyzing the potentialities of the cartographic productions presented in magazines conveyed to children audiences for the teaching and learning process of cartography. The methodology consisted of bibliographical and documentary researches, as well as the so-called ‘state of art’. Firstly, we studied the development of cartography over time, and its insertion in the teaching and learning process, as well as in academic research on the subject. It was verified that cartography is a knowledge arising from a human need to express and communicate. It also has a participation in the construction of the world as it is conceived. Thus, its teaching and learning have been documented, to guide school’s curriculums with academic researches being developed on the subject. We, then, investigated the relationships that are established among cartography, childhood, and the media. It was found that nowadays children constitute a consumer market, so innumerable are the media products that enter this universe. Magazines are some of these products that bring cartographic productions in which the informative-communicative and expressive dimensions are at work. It is in the constant confluence of texts, productions and audiences that meanings are constructed. This way, we analyzed the potential of cartographic productions presented in magazines aimed at children, for the teaching and learning of cartography in the initial years of elementary school. Two magazines were selected for the present study as analysis material, namely ‘Ciência Hoje das Crianças’ and ‘Recreio’. The analysis, centered on the issues published from July-December 2015, was justified by the proximity to the moment of the research and was conducted under the documentary methodology. We then believe that this research contributes with potential elements for the pedagogical development in the classroom regarding reading of representations of the space in the initial years of the elementary school. The teacher’s approach to explore the communicative-informative and expressive dimensions, as well as the reading of the cartographic productions enable new ways of looking and understanding the space we inhabit, not as absolute truths, but as questionable human creations that keep their histories. Concomitantly, the students’ awareness at these productions present in their daily life.
Keywords: Educação
Cartografia
Infância
Mídia impressa
Mídia
Cartography
Childhood
Media
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALMEIDA, Jaira Maria da Silva de. Produções cartográficas presentes em revistas voltadas ao público infantil: as potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. 2016. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18305
Issue Date: 7-Nov-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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