Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18304
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Histórias de atendimentos a alunos com necessidades educacionais individuais |
Author: | Oliveira, Nilza Maria de |
First Advisor: | Mello, Dilma Maria de |
First member of the Committee: | Uchôa, José Mauro Souza |
Second member of the Committee: | Souza, Valeska Virgínia Soares |
Third member of the Committee: | Felice, Maria Inês Vasconcelos |
Summary: | Esta dissertação teve como objetivo geral narrar e discutir experiências de aprendizagem em salas de AEE para alunos com necessidades educacionais individuais. Os objetivos específicos foram: Analisar e compreender como as Tecnologias Assistivas e as Tecnologias Digitais podem contribuir para uma prática de ensino inclusiva, que atenda às necessidades individuais de aprendizagem dos alunos e analisar e compreender minha prática como professora de AEE para alunos deficientes visuais. O caminho teórico metodológico percorrido neste estudo foi a Pesquisa Narrativa, segundo Clandinin e Connelly (2000, 2011) por entender que esse caminho me possibilita narrar, descrever, contar e compor sentidos das minhas experiências vividas. Considero relevante o fato de Clandinin e Connelly (2000, 2011) adotarem a concepção de experiência de Dewey (1938): “a experiê ncia se desenvolve a partir de outras experiências e de que experiências levam a outras experiências” (CLANDININ & CONNELLY, 2000; 2011). Analisei minhas histórias na perspectiva de composição de sentidos, defendida por Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). Ao narrar e analisar minhas histórias de experiências na perspectiva da pesquisa narrativa, procurei compreender o processo de construção do conhecimento da pessoa com deficiência visual, possibilitado pela convivência harmoniosa com as tecnologias Digitais e com a tecnologia da escrita em Braille. Os resultados desta pesquisa sugerem, inicialmente, uma reflexão sobre a minha prática, que é rever minhas concepções de ensino para alunos com necessidades educacionais individuais em salas de AEE em relação ao uso da tecnologia digital e à autonomia do aluno com deficiência visual. |
Abstract: | Este trabajo tuvo como objetivo relatar y discutir experiencias narrar y analizar experiencias en habitaciones de AEE aprendizaje para los estudiantes con necesidades educativas individuales. Los objetivos específicos fueron: Analizar y comprender cómo las tecnologias digitales y tecnologias de asistencia pueden contribuir a una práctica de la educación inclusiva que satisfaga las necesidades individuales de aprendizaje de los estudiantes; analizar y comprender mi práctica como profesora de AEE para los estudiantes con discapacidad visual. El camino teórico metodológico seguido en este estudio fue la Búsqueda Narrativa según Clandini y Connelly (2000, 2011) para entender que de esta manera me permite narrar, describir, digo y hago sentido de mis experiencias. Considero relevante el hecho de Clandini y Connelly (2000, 2011) adopta el diseno de la experiencia de Dewey (1938): “las experiencias surgen de otra experiencia y experiencias conducen a nuevas experiencias” (CLANDININ, 2000; 2011, p.30). Analicé mis historias desde la perspectiva de las direcciones de composición establecidos por Ely, Vinz, Downing y Anzul (2001). Describir y analizar mis historias experiencias desde la perspectiva de la investigación narrativa, he tratado de entender el conocimiento de la persona del proceso de construcción con discapacidad visual, hecha posible por la coexistencia armoniosa con las tecnologias digitales y la tecnologia de la escritura en Braille. Los resultados de esta investigación sugieren que debería ser una reflexión sobre mi práctica, que es revisar mis conceptos de ensenanza a los estudiantes con necesidades educativas individuales en habitaciones AEE con respecto al uso de la tecnologia digital y la autonomia de los estudiantes con discapacidad visual. |
Keywords: | Linguística Deficientes visuais Dispositivos de auto-ajuda para pessoas com deficiência Educação inclusiva Pesquisa narrativa Deficiência visual Tecnologias assistivas e digitais AEE Investigación narrativa Discapacidad visual Las tecnologias de apoyo y digitales Educación inclusiva |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | OLIVEIRA, Nilza Maria de. Histórias de atendimentos a alunos com necessidades educacionais individuais. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.427 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.427 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18304 |
Date of defense: | 28-Jul-2016 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistoriasAtendimentoAlunos.pdf | Dissertação | 25.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.