Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18135
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Egressos do curso de pedagogia: sentidos, significados e dimensões de suas trajetórias formativas
metadata.dc.creator: Monteiro, Liamar Nunes Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcelo Soares Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Silma Carmo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sarita Medina da
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo focaliza ex-alunos do curso de Pedagogia, a partir da trajetória de um grupo de pedagogos, denominados egressos. Trata-se de uma investigação que teve como objetivo recuperar a trajetória histórica da formação de professores no âmbito do curso de Pedagogia em geral e, mais especificamente da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, no Brasil, no período de 2009 a 2013. Buscou, ainda, discutir os sentidos, significados e dimensões da formação inicial e da formação continuada de professores, bem como analisar os caminhos percorridos por eles. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória, com critérios sem perfis definidos e respeito aos princípios éticos, através de questionário enviado por e-mail aos egressos. Como fonte de dados foram considerados as respostas obtidas de trinta participantes que devolveram o questionário enviado. Os resultados foram que a maioria atua como professores em instituições públicas da área da educação. A metade considera o curso de Pedagogia como muito bom. O grau mais alto de importância para cursar Pedagogia foi para ingressar no mercado de trabalho como docente na Educação Básica. Somente quinze pessoas concluíram Especialização, onze não concluíram Pós-graduação, três concluíram Mestrado e apenas um concluiu Doutorado. Na avaliação de itens motivação para cursarem Pós-graduação foram: preocupação com sala de aula; desejo de participar de um espaço de reflexão e estudo; busca de respostas a questões oriundas da prática educativa e necessidade de melhorar o currículo. Ao comparar os resultados, concluiu-se que a motivação é maior para participar de curso de Pós-graduação, do que a motivação para participar de palestras e/ou cursos e/ou oficinas de atualização de curta duração. A partir das análises, as considerações finais sintetizam o trabalho, visando à contribuição com outros pesquisadores sobre as possibilidades da formação continuada.
Abstract: This study focuses on former students of the Faculty of Education, from the path of a group of teachers, called graduates. This is an investigation that aimed to recover the historical trajectory of teacher training in the pedagogy in general course and more specifically the Faculty of Education, Federal University of Uberlandia, Minas Gerais, Brazil, in the period 2009 to 2013. He sought also discuss the senses, meanings and dimensions of initial training and continuing education of teachers, as well as analyzing the paths taken by them. We chose an approach of qualitative and quantitative research. Participants were chosen randomly, with no criteria defined profiles and respect for ethical principles, through a questionnaire sent by email to the egress. As data source were considered responses from thirty participants who returned the questionnaire sent. The results were that most acts as teachers in public institutions of education. Half considers the Faculty of Education as very good. The highest degree of importance to study pedagogy was to enter the labor market as a teacher in Primary Education. Only fifteen people completed specialization, eleven have not completed Graduate, three completed Masters and Doctorate just concluded. In evaluating items motivation to route Postgraduate were: concern for the classroom; desire to participate in a reflection and study; search for answers to questions arising from the educational practice and the need to improve the curriculum. When comparing the results, it was concluded that the motivation is greater to participate in course Graduate, than the motivation to attend lectures and / or courses and / or short update workshops. From the analysis, the final considerations summarize the work, aimed at contribution to other researchers about the possibilities of continuing education.
Keywords: Educação
Educação permanente
Educação - Estudo e ensino
Professores universitários - Formação
Formação continuada
Pedagogia
Significado
Continuing education
Education
Meaning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MONTEIRO, Liamar Nunes Silveira. Egressos do curso de pedagogia: sentidos, significados e dimensões de suas trajetórias formativas. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18135
Issue Date: 29-Aug-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EgressosCursoPedagogia.pdfDissertação2.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.