Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18111
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Banda Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo: um espaço de relações e de ensino/aprendizagem musical (1985-2014)
Autor(es): Rezende, Murilo Silva
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Gomes, Celson Henrique Sousa
Segundo membro da banca: Morato, Cintia Thais
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a constituição - o como se dá ou se organiza - do ensino/aprendizagem musical a partir das relações sociais que ocorrem no espaço da banda Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Arcos-MG. Para isso foi usado o recorte temporal de 1985 até 2014. Como objetivos específicos, tem-se: entender as relações sociais e de que forma elas subsidiam o processo de ensino/aprendizagem de música; discutir as relações de ensino/aprendizagem musical, que são constituídas na Banda a partir do processo de sociabilidade; analisar a convivência no espaço da Banda e entender de que forma os laços estabelecidos entre os componentes estão presentes no processo de formação de músicos; e identificar como se constituem as sociabilidades formadas a partir dos processos de ensino/aprendizagem musical nesse espaço. É uma pesquisa qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006; HESSEBIBER; 2006), que utiliza como método a História Oral (LEAVY, 2011; MEIHY, 2000) e como procedimentos de coleta de dados fontes orais (entrevistas), escritas (artigos de jornais) e iconográficas (fotografias). Tem como fundamentos teóricos a educação musical enquanto prática social (GONÇALVES, 2007; SOUZA, 2004), que não existe por si mesma e depende de pessoas e grupos, os quais produzem ensinam/aprendem música e estão juntos por vários interesses, constituindo formas de sociabilidades pedagógico-musicais (RIEDEL, 1964; GURVITCH, 1941) como principal explicação para quererem estar juntos e se sujeitarem a aprender/ensinar música, seja pela integração e/ou pela participação em um grupo. Concluiu-se que na Banda as relações sociais estabelecidas se estendem para fora do espaço da Banda e fazem com que pessoas queiram aprender música, às vezes nem sempre pela música, mas por quererem estar juntas. Estes momentos de ensino/aprendizagem que formam músicos profissionais e pessoas que têm interesse em aprender música, tocar um instrumento musical, estão imersos em vários tipos de relações pedagógico-musicais.
Abstract: This research aims to understand the constitution of the teaching-learning process in music from the social relationships that occur within the brass band, namely Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, from the city of Arcos, MG, during the period of 1985 to 2014. This study intends to understand the social relations and the ways in which they subsidize the teaching-learning process in music; discuss the relations around the teaching /learning process of music which are constituted within the band in terms of sociability; analyze the coexistence within the band and understand how the links established between the members are present in the training of musicians and identify how sociability is constituted through the process of teaching and learning music in that context. It is a qualitative research (DENZIN; LINCOLN, 2006; HESSE-BIBER, 2006) that uses the methodology of Oral History (LEAVY, 2011; MEIHY, 2000) and the collection of data by means of oral sources (interviews), in the written form (newspapers articles), and those which are iconographic (photographs). The theoretical foundations are based upon music education as a social practice (GONÇALVES, 2007; SOUZA, 2004) which does not exist by itself and depends on people and groups that produce, teach and learn music and who mingle for various reasons, constituting forms of sociability in music education (RIEDEL, 1964; GURVITCH, 1941) as the main reason to get together and/or form a band. As a conclusion, the social relations go beyond the scope of the band and make people want to learn music, not necessarily because of the music itself, but due to the sociability that it involves. the teaching-learning impetus of professional musicians, as well as people who are interested in learning music and who wish to play a musical instrument leads such people to be immersed in various pedagogical and musical relationships.
Palavras-chave: Música
Educação - Música
Música - Instrução e estudo
Bandas (Música) Instrução e estudo
Educação musical
Ensino/aprendizagem de música
Banda de música
Relações pedagógico-musicais
Sociabilidade pedagógico-musical
Music education
Teaching/learning music
Brass bands
Music education relations
Sociability in music education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: REZENDE, Murilo Silva. A Banda Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo: um espaço de relações e de ensino/aprendizagem musical (1985-2014). 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.541
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.541
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18111
Data de defesa: 3-Out-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BandaCorporacaoMusical.pdfDissertação2.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.