Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18106
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O movimento surdo e suas repercussões nas políticas educacionais para a escolarização de surdos
Autor(es): Oliveira, Paulo Sérgio de Jesus
Primeiro orientador: Silva, Lázara Cristina da
Primeiro membro da banca: Lodi, Ana Claudia Balieiro
Segundo membro da banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Resumo: Este é um estudo de mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da UFU. Tem problema de pesquisa: como o movimento socialmente organizado pela comunidade de surdos brasileiros contribuiu para o estabelecimento das políticas da educação para os surdos no período de 2002 a 2014?Seu objetivo geral buscou compreender as contribuições do movimento organizado socialmente pela comunidade surda brasileira na construção das políticas educacionais para surdos de 2002 a 2014.Como objetivos específicos pretende-se identificar e analisar, de 2002 a 2014:a) os Movimentos socialmente organizados de lutas da comunidade surda brasileira pela educação de pessoas surdas no Brasil;b) as políticas de educação de surdos no Brasil, no contexto das políticas de educação inclusiva e suas interlocuções com os movimentos socialmente organizados pela educação das pessoas surdas;Compreender as percepções de docentes que atuam na formação de professores em relação aos movimentos de lutas da comunidade surda brasileira e seus desdobramentos nas políticas de educação de surdos no Brasil. É um estudo qualitativo, exploratório. Realizou-se um estudo teórico documental nos documentos e registros do Movimento Surdo e na legislação nacional, do Estado de Minas Gerais e da Cidade de Uberlândia. Como resultados do estudo identificou-se que: a)houve forte influência do Movimento Surdo nas conquistas expressas na legislação na nacional; b) o Ines exerceu um importante papel na formação política e na manutenção da língua de sinais viva entre os surdos; c) o reconhecimento da Libras pela lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 motivaram várias ações na educação básica e superior que impactaram na vida das pessoas surdas em geral; d) existe reconhecimento e visibilidade da força do Movimento Surdo e de suas correlações com os avanços na legislação na área e; e) o Movimento Surdo continua vivo e articulado para tornar real as conquistas expressas na legislação nacional.
Abstract: This is a master's study, conducted at the Graduate Program in Education of the UFU. You must research problem: as the movement socially organized by the Brazilian deaf community contributed to the establishment of education for the deaf policies from 2002 to 2014? Its general objective was to understand the contributions of socially organized movement for Brazilian deaf community in the construction of 2002 deaf to educational policies to 2014. The specific objectives aims to identify and analyze, 2002-2014: a) Movements socially organized the fights the Brazilian deaf community for the education of deaf people in Brazil; b) deaf education policies in Brazil in the context of inclusive education policies and its dialogues with the social movements organized for the education of deaf people; Understanding the perceptions of teachers who work in teacher education in relation to the struggles of movements of the Brazilian deaf community and its development in deaf education policies in Brazil. It is a qualitative, exploratory study. We conducted a documentary theoretical study the documents and records of the Deaf Movement and national legislation, the State of Minas Gerais and the city of Uberlândia. As study results identified that: a) there was a strong influence of the Deaf Movement in the express achievements in the national legislation; b) the Ines played an important role in policy formation and maintenance of the living sign language among deaf; c) recognition of pounds by law 10.436 / 02 and Decree 5,626 / 05 prompted several actions in basic and higher education that impacted on the lives of deaf people in general; d) there is recognition and visibility of the Deaf Movement strength and their correlation with advances in legislation in the area and; e) the Deaf Movement is alive and articulated to make real achievements expressed in national legislation.
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas - Educação
Surdos - Educação
Surdos - Meios de comunicação
Movimento Surdo
Políticas Públicas Educacionais
Educação de Surdos
Deaf movement
Educational public policy
Deaf Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Paulo Sérgio de Jesus. O movimento surdo e suas repercussões nas políticas educacionais para a escolarização de surdos. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.429
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.429
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18106
Data de defesa: 27-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MovimentoSurdoRepercussoes.pdfDissertação3.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.