Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18101
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma análise construtivista do voluntariado corporativo em ações educativas com utilização de mídias na escola
Autor: Prado, Marthina Endo do
Primer orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primer miembro de la banca: Baraúna, Silvana Malusá
Segundo miembro de la banca: Bilessimo, Simone Meister Sommer
Resumen: Os Programas de Voluntariado têm ganhado destaque dentro das organizações, principalmente, pelos benefícios trazidos para todos os envolvidos nas ações voluntárias, ou seja, a empresa, a comunidade e os funcionários. Percebe-se, ainda, que, por meio de dados coletados pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, no ano 2012, a área de educação é a que mais recebe incentivos financeiros por parte desses programas. Nesse sentido, visando compreender o voluntariado corporativo em uma perspectiva construtivista, esta pesquisa pretende analisar as ações educacionais voluntárias desenvolvidas por um Programa de Voluntariado Corporativo (PVC), com utilização de mídias na aprendizagem. Como metodologia de pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa e exploratória. Para a obtenção de dados, aplicou-se um questionário com respostas abertas e fechadas, direcionada aos voluntários que participaram das ações do PVC, com o uso de mídias, no ano de 2015. Desenvolveu-se a análise dos resultados por meio de categorias, relativas às atividades realizadas pelos voluntários na escola e na organização. Além disso, efetuou-se uma análise do perfil dos voluntários, especialmente, no que tange à escolaridade e o gênero, a qual demonstrou que, em sua maioria, os voluntários participantes desse PVC possuem elevado nível de escolaridade e são mulheres. Em relação às atividades voluntárias educacionais, a análise dos dados fundamentou-se nos princípios construtivistas elaborados por Jonassen e nos fundamentos da aprendizagem colaborativa trazidos por Jonhson e Jonhson, abordando os seguintes aspectos: uso de mídias na educação e sua contextualização na aprendizagem; colaboração, resolução de problemas e intencionalidade na aprendizagem; objetivos e reflexão sobre a aprendizagem. Na perspectiva educacional, concluiu-se que a concepção teórica de construção das atividades possui características construtivistas e colaborativas, entretanto há um distanciamento entre os fundamentos do projeto e a prática voluntária. Por outro lado, identificou-se, também, que há necessidade de formação dos voluntários para prática educacional. No que diz respeito à empresa, a pesquisa demonstrou que, de forma geral, os voluntários consideram a colaboração como extremamente importante dentro da organização.
Abstract: The volunteer work programs have been drawing attention inside organizations, mainly, because of the benefits it brings for all the sides involved, the company, the community and the employees. It can also be noted by analyzing the collected data in 2012, by the Brazilian Business Volunteering Council, the educational field is the one that receives the most financial assistance from these programs. Therefore trying to fully understand the corporate volunteering in a constructivist perspective, this research intends to analyze the educational volunteering actions devised by a Corporate Volunteering Program (CVP), using medias in the learning process. The methodology used for the research was qualitative and exploratory. In order to obtain data a questionnaire with subjective and objective questions was applied to the volunteers who participated in the CVP actions that used medias during the year of 2015. The results were analyzed by categories, regarding the activities performed by this volunteers in the school and in the company. Also an evaluation was performed in the profile of such volunteers, considering specially level of formal education and gender, this evaluation showed that, in its majority the volunteers in this programs have a high level of education and are women. Concerning the volunteering activities, data analysis was based in the constructive principles created by Jonassen, and in the collaborative learning fundamentals created by Jonhson and Jonhson, concerning the following aspects: collaboration, problem solving and the intentionality in learning; objectives and reflection about learning. In an educational perspective, it was concluded that such activities design in their theoretical conception have constructivist and collaborative characteristics, however there is a distance between project fundamentals and volunteering practice. Also it was identified a need to properly train volunteers for the educational practice. Concerning the company, the research shows that, generally, volunteers consider the collaboration as extremely important inside the organization.
Palabras clave: Educação
Voluntarismo
Construtivismo (Educação)
Voluntariado
Construtivismo
Colaboração
Aprendizagem
Mídias
Volunteering
Constructivism
Collaboration
Learning
Medias
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: PRADO, Marthina Endo do. Uma análise construtivista do voluntariado corporativo em ações educativas com utilização de mídias na escola. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.236
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.236
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18101
Fecha de defensa: 11-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseConstrutivistaVoluntariado.pdfDissertação7.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.