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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18096
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O protagonismo de personagens negros em contos infantis: contribuições da análise do discurso crítica para o ensino de língua portuguesa em uma classe hospitalar |
Autor(es): | Sousa, Mauricéia Lopes Nascimento de |
Primeiro orientador: | Lima, Maria Cecília de |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Lúcia Mosqueira de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Dias, Eliana |
Resumo: | Esta pesquisa busca tratar da temática étnico-racial e tentar contribuir para a implementação da lei 10.639/03. Essa lei, apesar de já ter completado uma década, ainda sofre resistência para a sua aplicação nas escolas, deixando de contribuir efetivamente para a construção da identidade fortalecida de crianças negras. Com a finalidade de contribuir para uma visão mais crítica sobre a dominação ideológica de raça, a pesquisa foi desenvolvida dentro de uma classe hospitalar com o gênero conto, nos quais há personagens negras para, com isso, e tendo como suporte teórico e metodológico a Análise de Discurso Crítica- ADC (FAIRCLOUGH, 2001) trazer à tona questões referentes à temática do fortalecimento da identidade negra no meio social. Com nosso trabalho, pudemos comprovar que a ideologia racista não é questionada pelas crianças, sujeitos de nossa pesquisa, e que a ADC tem muito a contribuir com o ensino e com a implementação da lei e consequente mudança do status quo. E por último, ficou comprovado o assujeitamento dos alunos à ideologia dominante no que se refere às questões voltadas para a identidade racial. |
Abstract: | This research seeks to address the ethnic-racial theme and try to contribute to the implementation of the Brazilian Law nº 10.639/03. This law, despite having already completed a decade, still suffers resistance to its implementation in schools, failing to effectively contribute to the building of stronger identity of black children. In order to contribute to a more critical view of the ideological domination of race, the research was developed within a hospital class using tales, in which there are black characters to with that, and with the theoretical and methodological support to Critical Discourse Analysis - CDA (FAIRCLOUGH, 2001) that bring up issues related to the theme of strengthening of black identity in the social environment. As a result of our work, we could see that racist ideology is not questioned by the children, subjects of our research and that the CDA has a lot to contribute to the teaching and implementation of the law and the consequent change in the status quo. Finally, it was proved the subjection of students to the dominant ideology in regard to questions related to racial identity. |
Palavras-chave: | Letras Contos Ensino Educação de crianças Análise de discurso crítica Relações étnico-raciais Contos Classe hospitalar Critical discourse analysis Ethnic-racial Relations Tales Hospital Class |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Referência: | SOUSA, Mauricéia Lopes Nascimento de. O protagonismo de personagens negros em contos infantis: contribuições da análise do discurso crítica para o ensino de língua portuguesa em uma classe hospitalar. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.325 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.325 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18096 |
Data de defesa: | 29-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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