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dc.creatorMello, Maria de Fátima de-
dc.date.accessioned2017-03-02T17:52:28Z-
dc.date.available2017-03-02T17:52:28Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.citationMELLO, Maria de Fátima de. Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18092-
dc.description.abstractThis research aims to provide a reflection on oral language in the teaching/learning process in the school drawing on the oral and written production in the classroom. It proposes an education strategy which involves a set of activities to promote the production of oral and written texts, such as news and interview for a school radio broadcast. The set of activities comprised a total of 16 classes divided into two modules: Module 1 focused on activities related to the genre radio news. Module 2 focused on spoken language practices in conducting interview and expressively reading news and poems, while also becoming aware of prosody aspects, such as intonation and pause. Finally, students produced and broadcasted a program on the school radio. All participants attended the 7 th grade of a public school in Valparaíso de Goiás, state of Goiás, Brazil. The theoretical foundation drew on: Bakhtin (2011) and Schneuwly and Dolz (2013) on discursive genres; Lage (2006), Ferraretto (2001) and Baltar (2012) on radio news and interview genres; Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999) and Crescitelli and Reis (2014) on oral and written language. All students’ outputs were submitted to data analysis.The results indicated that as students performed spoken and written activities, their engagement and attitude toward school themes became more visible. This contributes to increasing students’ communicative and discursive competence and to engaging them in Portuguese Language classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectComunicação oral - Estudo e ensino (fundamental)pt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensino (fundamental)pt_BR
dc.subjectEntrevistaspt_BR
dc.subjectModalidades Oral e Escritapt_BR
dc.subjectNotícia de Rádiopt_BR
dc.subjectOral and Written Languagept_BR
dc.subjectRadio Newspt_BR
dc.subjectInterviewpt_BR
dc.titleOralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732998A6pt_BR
dc.contributor.referee1Cristianini, Adriana Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737203U2pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Camila Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750821E0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259593A0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, tomamos como objeto de estudo a oralidade e a escrita na sala de aula, objetivando promover uma reflexão acerca da temática oralidade no processo de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Apresentamos e aplicamos uma proposta didática constituída por uma sequência de atividades que teve por finalidade a produção de textos escritos e orais, tais como os gêneros notícia e entrevista para um programa de uma rádio escolar. A sequência de atividades, organizada em dois módulos, foi desenvolvida em 16 h/aulas. No Módulo 1, focalizamos atividades voltadas para o gênero discursivo notícia de rádio; e, no Módulo 2, práticas de oralidade com a produção de entrevistas e leitura expressiva de notícias e poemas com ênfase em aspectos prosódicos, como entonação e pausa. Na culminância desta proposta, os alunos produziram e apresentaram um programa para a rádio escolar. Os sujeitos desta pesquisa são alunos de uma turma do 7º ano de uma escola Municipal em Valparaíso de Goiás - GO. Para fundamentação teórica deste trabalho, embasamo-nos, principalmente, em Bakhtin (2011) e Schneuwly e Dolz (2013) sobre os gêneros discursivos; em Lage (2006), Ferraretto (2001) e Baltar (2012) sobre os gêneros notícia de rádio e entrevista; em Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999), Crescitelli e Reis (2014) sobre oralidade e escrita. Como dados de análise, foram utilizadas as produções da turma. Os resultados levaram-nos a concluir que a participação e o posicionamento dos alunos, em relação a temas do contexto escolar, por meio de práticas voltadas para a oralidade, foram se manifestando à medida que as produções escritas e orais iam sendo realizadas, contribuindo, assim, para a ampliação da sua competência comunicativa e discursiva e para maior envolvimento deles na disciplina de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration187pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586pt_BR
dc.orcid.putcode81766169-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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