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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Atendimento educacional especializado: experiências corporais e movimento
metadata.dc.creator: Oliveira, Suze Léa Mendes Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Caon, Paulina Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Meira, Renata Bittencourt
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa objetivou investigar as reverberações do trabalho com movimentos corporais e as relações promovidas pelo movimentar no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em oposição a um estilo de ensino que valoriza apenas a visão e a audição. A intenção inicial era verificar as possibilidades de acontecimento de experiências significativas para os alunos a partir dessa proposição. A abordagem metodológica da investigação com movimentos e relações, objetivou uma pesquisa com resultados qualitativos. A dissertação realizada no Mestrado Profissional em Artes foi estruturada em quatro capítulos a partir da descrição e análise dessas práticas corporais propostas no AEE de uma escola municipal na cidade de Uberlândia – MG. No primeiro capítulo apresenta-se a trajetória da pesquisadora, buscando explicitar os caminhos que a conduziram para a realização da pesquisa. No segundo capítulo, a partir de uma breve apresentação do histórico do AEE na Educação Especial, contextualiza-se a escola e os alunos que frequentam o AEE da mesma. No terceiro capítulo são descritas as práticas realizadas com alunos com Deficiência Intelectual (DI) na sala de recursos multifuncionais. No quarto capítulo, desenvolvem-se uma reflexão a partir da discussão da experiência vivida pelos alunos e de elementos como a fala e o desenho no decorrer do trabalho. A pesquisadora também discute sua presença atuante no processo, reconhecendo seu corpo e movimento como parte da experiência. As percepções e as sensações na relação corpo/mundo, serviram de suporte para o reconhecimento da experiência, dialogando com o autor Jorge Larrosa. Após a reflexão foi possível reconhecer alguns elementos relevantes na experiência dos alunos e que dialogam com o mesmo autor: o significado, entendido como o sentido que se dá àquilo que lhe acontece; a disponibilidade, entendida como presença, atribuindo a percepção no movimento realizado; e a memória, pois para o autor, experiência não é apenas o que lhe passa, mas o que ao passar, se fixa. Tais elementos foram observados dentro da pesquisa a fim de se consolidar uma análise inspirada na fenomenologia.
Abstract: The present work aimed to investigate the reverberations of working with body movements and the relations promoted by the motion in the context of the Specialized Education Services (SES) as opposed to a teaching style that only values the sight and hearing. The primal intention was to verify the occurrences of meaningful experiences for the students from that proposition. The methodological approach of the investigation of movements and relations aimed a research with qualitative results. The thesis held at the Professional Master of Arts was structured in four chapters from the description and analysis of body practices proposed in the SES of a local public school in the city of Uberlândia - MG. The first chapter shows the trajectory of the researcher, seeking to explain the paths that led to the research. In the second chapter, from a brief presentation of SES's history in Special Education, the school is contextualized and the students who attend the SESthere. The third chapter describes the practices carried out with students with Intellectual Disability (ID) in the multifunctional resource room. In the fourth chapter, a reflection is developed from the discussion of the experience lived by students and elements such as the speech and drawingthroughout the work. The researcher also discusses her active presence in the process, recognizing her body and movement as part of the experience. Perceptions and feelings in the relationship body / world, served to support the recognition of experience, according to the author Jorge Larrosa. Upon reflection it was possible to recognize some important elements regarding the students’ experiences, also according to the same author: meaning, understood as the meaning that is given to what happens to you; availability, understood as presence, giving perception to the move done; and memory, as to the author, experience is not just what happens to you but what you detain from it. Such elements were observed within the survey in order to consolidate an analysis inspired by phenomenology.
Keywords: Artes
Movimento
Corpo como suporte da arte
Fenomenologia e arte
Corpo
Movimento
Atendimento Educacional Especializado
Experiência
Body
Movement
Specialized Education Services
Experience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Citation: OLIVEIRA, Suze Léa Mendes Ferreira de. Atendimento educacional especializado: experiências corporais e movimento. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18090
Issue Date: 30-Aug-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

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