Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18013
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O Brasil em guerra: os preparativos, a arregimentação e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para os campos de batalha na II Guerra Mundial. (1942-1944)
metadata.dc.creator: Chagas, Honorato Crispiniano
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Paulo Sérgio da
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Deivy Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Noronha, Gilberto Cézar de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho dedica-se ao estudo da preparação do Brasil para a II guerra mundial e o envio do primeiro escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para a frente italiana fazendo a análise do significado estratégico e político da participação brasileira no conflito. Como, de que forma e por que meios deu-se a criação, o envio da FEB na II Guerra Mundial? Qual terá sido o significado estratégico e político da participação brasileira, no conflito, para os países aliados? Tal compreensão foi buscada a partir da apreciação crítica das notícias do jornal Folha da Manhã de São Paulo, sendo as balizas temporais utilizadas o período compreendido entre meados do mês de agosto de 1942 até o dia 20 de julho de 1944, tendo como marco inicial a declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo e como limite o envio do primeiro escalão da FEB à Itália. Para traçar o cenário político e estratégico europeu e brasileiro, no recorte temporal delimitado, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em suportes materiais e digitais, objetivando compor um arcabouço informativo e interpretativo do período que após a confrontação e a crítica, foi utilizado na composição das análises e elucidação das indagações propostas na presente monografia. Para abordar e analisar as razões políticas e estratégicas da entrada do Brasil no conflito, assim como as circunstâncias, motivos e parâmetros da criação, o envio e a participação da FEB na II Guerra Mundial foi feita uma busca detalhada no jornal Folha da Manhã, editado pelo atual grupo Folha de São Paulo, compondo-se um corpus documental (narrativas, imagens, desenhos, mapas, gráficos, dados estatísticos), estabelecendo-se aqui, um arcabouço informativo e interpretativo do período que, após a confrontação e a crítica, com as fontes bibliográficas, foi utilizado na composição das análises e elucidação das indagações propostas. No capítulo inicial apresentamos um panorama geral do que foi a Segunda Guerra mundial. Já no segundo capítulo, o principal assunto é o esforço de guerra brasileiro, os bônus de guerra, doações e recursos materiais. Finalmente, no capítulo três buscou-se compreender como foi a mobilização militar: a preparação, a arregimentação e o envio das tropas. A criação da FEB, seleção dos soldados e seu efetivo treinamento, falou-se também do corpo de enfermeiras brasileiras que foi designado a acompanhar a FEB e, finalizando, tratando-se da partida da primeira divisão expedicionária rumo à Itália.
Notes: Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU".
Keywords: Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Segunda Guerra Mundial
Brasil
1942-1944
Processo histórico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: CHAGAS, Honorato Crispiniano. O Brasil em guerra: os preparativos, a arregimentação e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para os campos de batalha na II Guerra Mundial. (1942-1944). 2015. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18013
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrasilGuerraPreparativos.pdfTCC692.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.