Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17992| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Sobre a cultura pop japonesa: otakus, performances, jogos e músicas em Uberlândia |
| Autor(es): | Henrique, Vivian Leticia de Moura |
| Primeiro orientador: | Seixas, Jacy Alves de |
| Resumo: | Neste trabalho o objetivo foi olhar brevemente para a cultura pop japonesa em Uberlândia/MG. A partir daí buscamos compreender o surgimento do mangá e do animê, seu crescimento e difusão para o mundo, ao mesmo tempo como fruto de estratégias empresariais e políticas e da divulgação amadora dos fãs, através do fansubber e do scanlator. Mencionamos também os animês e tokusatsu exibidos na Rede Manchete, nas décadas de 1980/1990, pois foram nesses anos que as produções japonesas entram no Brasil com mais força. Mas depois diminuíram e a grande maioria dessas produções é encontrada na internet. No primeiro momento deste nos preocupamos em entender como um enredo se desenvolve em vários sistemas midiáticos e chegamos ao conceito de narrativa transmídia, que possibilita a construção de universos ficcionais: uma narrativa feita para ser explorada; onde cada elemento seu pode gerar um roteiro próprio. De forma sucinta, conhecemos algumas socializações como a prática do cosplay, os TCGs de Yu-Gi-Oh! e Pokémon que são exemplos de franquias que atingiram um nível alto de sincronia entre mangá, animê e .o jogo, e das anime songs um forte mercado no Japão, assumindo considerável importância para os animês. Por fim, tratamos do conceito de fã, de consumo e novos agrupamentos na contemporaneidade. |
| Palavras-chave: | Cultura pop japonesa Otaku Uberlândia Contemporaneidade Socializações |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | HENRIQUE, Vivian Leticia de Moura. Sobre a cultura pop japonesa: otakus, performances, jogos e músicas em Uberlândia. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17992 |
| Data de defesa: | 2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CulturaPopJaponesa.pdf | TCC | 7.79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
