Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17940
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: IFTM campus Uberaba em face à sociedade digitalizada: uma proposta de desenvolvimento de um plano de comunicação digital
Autor: Vicente, Cláudia Aparecida da Costa
Primer orientador: Araújo, Marcelo Marques
Primer miembro de la banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo miembro de la banca: Siqueira, Alexandra Bujokas de
Resumen: Vivenciamos nos últimos anos uma completa mudança nos paradigmas tecnológicos e a influência destes nas relações sociais e organizacionais, portanto, é de fundamental importância a inserção de instituições públicas na ambiência digital. Este estudo partiu da necessidade em conhecer os processos atuais de comunicação de uma Instituição Federal na cidade de Uberaba, a saber, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba e, a partir destes processos propor soluções na área da Comunicação Digital. Primeiramente, fizemos um levantamento dos temas relacionados à área digital como Ciberespaço; Cibercultura; Hipertextualidade; Multimidialidade; Mídias Digitais, além de aspectos relacionados à Comunicação Organizacional e à Comunicação Pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que permitiu a realização e aplicação de questionários e entrevistas a estudantes, professores e técnicos. Posteriormente, fizemos a análise dos dados com a seleção e classificação das categorias de análise de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Após a avaliação das respostas, apresentamos o Plano de Comunicação Digital com seus produtos comunicacionais e ações para atingir o objetivo institucional de fortalecer a marca IFTM e tornar o IFTM Campus Uberaba uma instituição reconhecida na cidade e região. Esse relatório e o produto dele originado ancoramse teoricamente em Kunsch (2009), Duarte (2012), Bueno (2009), entre outros, cujos pensamentos sobre as transformações introduzidas pela tecnologia e comunicação são utilizados como suporte para realização de estratégias interativas e intermediadas por meio de um computador a partir de um referencial que sinaliza para os conceitos de imagem e identidade institucionais. Nesse trabalho, buscou-se também a interface entre comunicação institucional, branding, marketing digital, cibercultura, comunicação pública e tecnologia.
Abstract: We live in recent years a complete change in technological paradigms and their influence of social and organizational relationship; therefore, it has a fundamental importance the entry of public institutions in digital ambience. This study has started on the need to know the current processes of communication of a federal institution in the city of Uberaba, namely the Federal Institute of Vocational and Technological Education, Campus Uberaba and from these processes to propose solutions in the area of digital communication. First, we did a survey of issues related to the digital area as Cyberspace; Cyberculture; Hypertextuality; Multimedia; Digital Media, as well as the aspects related to organizational communication and public communication. This is a research has a qualitative approach that allowed the realization and the application of questionnaires and interviews with the students, the teachers and the administrative technicians. Subsequently, we analyzed the data with trough selection and classification of categories of analysis according to Bardin's Content Analysis. After the evaluation of the answers we present the Digital Communication Plan with its communicational products and actions to achieve the goal of institutional strengthening IFTM brand and make the IFTM Campus Uberaba recognized institution in the city and region. This report and its product are based theoretically in Kunsch (2009), Duarte (2012), Bueno (2009), among others, whose thoughts on the changes introduced by technology and communication are used as support for the realization of interactive and intermediated strategies through a computer from a reference that signals to image and institutional identity concepts. This work also sought the interface between corporate communication, branding, digital marketing, cyberculture, public communication and technology.
Palabras clave: Educação
Comunicação nas organizações
Cultura e tecnologia
Cultura digital
Comunicação pública
Comunicação organizacional
Digital culture
Public communication
Organizational communication
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: VICENTE, Cláudia Aparecida da Costa. IFTM campus Uberaba em face à sociedade digitalizada: uma proposta de desenvolvimento de um plano de comunicação digital. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.365
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.365
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17940
Fecha de defensa: 17-jun-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IFTMCampusUberaba.pdfDissertação1.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.