Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17927
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O comércio atacadista e a estruturação da periferia urbana de Uberlândia (MG)
Autor(es): Silva, Leandro Oliveira
Primeiro orientador: Garrefa, Fernando
Primeiro membro da banca: Guerra, Maria Eliza Alves
Segundo membro da banca: Mesquita, Adaílson Pinheiro
Resumo: O presente trabalho consiste na análise dos processos espaciais engendrados pelos estabelecimentos atacadistas de autosserviço e atacarejos na malha urbana de Uberlândia, mais precisamente em áreas periféricas. O municipio de Uberlândia-MG desenvolveu-se tendo como uma de suas principais atividades econômicas o comércio e distribuição de mercadorias, assim, desde sua gênese uma série de infraestruturas, tais como: estação ferroviária, estradas e armazéns foram implantadas na cidade para dar suporte à realização destas atividades. A criação de empresas de capital local no ramo do comércio atacadista e das telecomunicações (a partir da década de 1950), consolidaram o caráter de cidade polo de Uberlândia. Consequentemente, empresas de outras modalidades do atacado passaram a se instalar na cidade, como os atacadistas de autosserviço e operadores logísticos, com uma vultosa ampliação e diversificação do ano de 2010 em diante. A partir de 2005 observou-se, também, a duplicação e recapeamento de rodovias, construção de alças de acesso, viadutos, trincheiras, além da conclusão de trechos do anel viário. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos, em websites e documentos oficiais, além de pesquisas de campo para registro fotográfico e levantamento de dados, por meio de fichas e questionários e, por fim, o tratamento estatístico e cartográfico dos dados coletados. A dissertação encontra-se dividida em quatro capítulos que abordam, respectivamente: aspectos teóricos e históricos do setor atacadista e do desenvolvimento das cidades; caracterização da área de estudo (Uberlândia-MG) e sua relação com o comércio e distribuição de mercadorias; a análise dos fluxos das áreas de influência de cada um dos atacadistas de autosserviço e sua relação com a estrutura configuracional da cidade; e, por fim, as alterações na morfologia e no uso e ocupação do solo no entorno dos atacadistas de autosserviço e as consequências na vida de relações da cidade e no cotidiano dos citadinos.
Abstract: This study is a spatial process analyze engendered by wholesaler self-service stores and wholesaler in a retail scale in the Uberlândia urban mesh, mainly in suburban areas. Since its foundation, Uberlândia city implemented infrastructures for supporting the supply chain logistics activities, such as: train station, highways and warehouses. The local companies’ creation which works with wholesaler commerce and telecommunication (after 50’s), these ones consolidates Uberlândia as a city polo. Therefore, different kind of wholesale companies establishing in the city, such as self-service wholesales and third-party logistics, with a expressive expansion and diversification after 2010 years. After 2005 was observed, as well, the duplication and road resurfacing, access way building, viaduct, trenches, furthermore ring roads. For the research development were done bibliographic searches, websites and official files searches, field survey for the photographic record and collecting data. The dissertation was divided in four chapter that show, respectively: theoretical and historic aspects from wholesalers section and city development; characterization about Uberlândia-MG and their relationships with the trade and stocks distribution; the flows analysis in the areas of influence of each self-service wholesalers and their relationship to the configurational structure in town; and, finally, the changes in morphology and use and occupation of the soil around of the selfservice wholesalers and the consequences in the life of the city relationships and the daily urbanite.
Palavras-chave: Arquitetura
Comércio atacadista
Lojas de auto-serviço
Veículos
Transporte rodoviário de carga
Atacadista de autosserviço
Fluxo de veículos
Infraestrutura viária
Self-service wholesaler
Vehicles flow
Road infrastructure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: SILVA, Leandro Oliveira. O comércio atacadista e a estruturação da periferia urbana de Uberlândia (MG). 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.453
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.453
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17927
Data de defesa: 5-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComercioAtacadistaEstruturacao.pdfDissertação31.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.