Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17898
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Anjos de açúcar “catando a poesia que entornas no chão” da escola: a poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro
Autor: Guimarães, Gleuter Alves
Primer orientador: Wuo, Ana Elvira
Primer miembro de la banca: Mozzer, Geisa Nunes de Souza
Segundo miembro de la banca: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Resumen: O presente artigo apresenta a trajetória da minha pesquisa de Mestrado Profissional em Artes – Teatro (PROFARTES) na Universidade Federal de Uberlândia. O projeto foi realizado na Escola Estadual Dom José Gaspar de Araxá MG. Apresenta as motivações para se desenvolver um trabalho de experiência com a poesia e teatro para alunos do ensino médio. A relação de minha trajetória na educação com a cena teatral é descrita como um mote para transmitir a ideia da arte na escola, onde os alunos vivenciam experiências e buscam espaços para sua expressão. Escolhi duas atividades vivenciadas com os alunos durante a pesquisa para representar o trabalho de oficinas teatrais, e de interpretação de textos poéticos. Uma oficina de improvisação e interpretação da letra “Construção” de Chico Buarque e um trabalho de construção de cena baseado no poema “Açúcar” de Ferreira Gullar. O artigo traça uma relação teórica entre autores que falam da poesia, do teatro e da pedagogia enfocando experiência e afetividade nas práticas e vivências significativas para o aluno em seu contexto escolar e para a sua vida.
Abstract: This article presents the trajectory of my Professional Master's research in Arts - Theatre (PROFARTES) at the Federal University of Uberlandia. The project was carried out in the State School Dom José Gaspar of Araxa, MG. It presents the motivations to develop a working experience with poetry and theater for high school students. The relationship of my career in education with the theater scene is described as a motto to convey the idea of art in school, where students try experiences and seek spaces for expression. I chose two activities with the students experienced during the survey to represent the work of theatrical workshops, and interpretation of poetic texts. I produced a workshop of improvisation and interpretation about the lyrics of the song "Construction" by Chico Buarque and played a construction work based on the poem "Sugar" of Ferreira Gullar. The article provides a theoretical relationship between authors who speak of poetry, theater and pedagogy focusing on experience and affectivity in practical and meaningful experiences for students in their school environment and for their lives.
Palabras clave: Teatro
Poesia
Escolas
Afetividade
Poetry
Theater
School
Affection
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: GUIMARÃES, Gleuter Alves. Anjos de açúcar “catando a poesia que entornas no chão” da escola: a poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.380
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.380
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17898
Fecha de defensa: 30-jun-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnjosAcucarCatando.pdfDissertação1.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.