Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17898
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Anjos de açúcar “catando a poesia que entornas no chão” da escola: a poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro
Autor(es): Guimarães, Gleuter Alves
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Mozzer, Geisa Nunes de Souza
Segundo membro da banca: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Resumo: O presente artigo apresenta a trajetória da minha pesquisa de Mestrado Profissional em Artes – Teatro (PROFARTES) na Universidade Federal de Uberlândia. O projeto foi realizado na Escola Estadual Dom José Gaspar de Araxá MG. Apresenta as motivações para se desenvolver um trabalho de experiência com a poesia e teatro para alunos do ensino médio. A relação de minha trajetória na educação com a cena teatral é descrita como um mote para transmitir a ideia da arte na escola, onde os alunos vivenciam experiências e buscam espaços para sua expressão. Escolhi duas atividades vivenciadas com os alunos durante a pesquisa para representar o trabalho de oficinas teatrais, e de interpretação de textos poéticos. Uma oficina de improvisação e interpretação da letra “Construção” de Chico Buarque e um trabalho de construção de cena baseado no poema “Açúcar” de Ferreira Gullar. O artigo traça uma relação teórica entre autores que falam da poesia, do teatro e da pedagogia enfocando experiência e afetividade nas práticas e vivências significativas para o aluno em seu contexto escolar e para a sua vida.
Abstract: This article presents the trajectory of my Professional Master's research in Arts - Theatre (PROFARTES) at the Federal University of Uberlandia. The project was carried out in the State School Dom José Gaspar of Araxa, MG. It presents the motivations to develop a working experience with poetry and theater for high school students. The relationship of my career in education with the theater scene is described as a motto to convey the idea of art in school, where students try experiences and seek spaces for expression. I chose two activities with the students experienced during the survey to represent the work of theatrical workshops, and interpretation of poetic texts. I produced a workshop of improvisation and interpretation about the lyrics of the song "Construction" by Chico Buarque and played a construction work based on the poem "Sugar" of Ferreira Gullar. The article provides a theoretical relationship between authors who speak of poetry, theater and pedagogy focusing on experience and affectivity in practical and meaningful experiences for students in their school environment and for their lives.
Palavras-chave: Teatro
Poesia
Escolas
Afetividade
Poetry
Theater
School
Affection
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: GUIMARÃES, Gleuter Alves. Anjos de açúcar “catando a poesia que entornas no chão” da escola: a poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.380
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.380
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17898
Data de defesa: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnjosAcucarCatando.pdfDissertação1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.