Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte
Autor(es): Santos, Willian Dias dos
Primeiro orientador: Leite, Vilma Campos dos Santos
Primeiro membro da banca: Carneiro, Ana Maria Pacheco
Segundo membro da banca: Paula, Wellington Menegaz
Resumo: Este estudo trata de uma autorreflexão sobre aspectos de minha vida, que vão desde os primeiros contatos com a arte até as afetações desta relação em minha prática docente, focando o teatro como linguagem privilegiada. Os desafios que travo em minha rotina como professor de Arte na educação básica e os caminhos trilhados como possíveis formas de transpor esses obstáculos também ocupam espaço significante nesta pesquisa. Para tanto, o embasamento teórico se deu através de autores e assuntos relacionados à educação, arte, teatro e experiências docentes. Também utilizo, para justificar o formato narrativo deste trabalho, autores que abordam em suas pesquisas as escritas autobiográficas e narrativas em torno do professor. Quanto à metodologia, por razão do caráter subjetivo dos aspectos investigados, a coleta e a análise dos dados se deram nos princípios da pesquisa qualitativa. Os dados foram analisados através de resgates memoriais, da experiência acadêmica e profissional e das relações que fiz junto aos referenciais bibliográficos.
Abstract: Este estudio trata de una autoreflexión sobre los aspectos de mi vida, que van desde los primeros contactos con el arte hasta las afectaciones de este enlace en mi práctica docente, centrándose en el teatro como lenguaje privilegiado. Los desafíos con que lucho en mi rutina como profesor de arte en la educación básica y los caminos como posibles formas de superar estos obstáculos también ocupan un espacio importante en esta investigación. Por lo tanto, la base teórica está dada por autores y temas relacionados con la educación, el arte, el teatro, la enseñanza de las experiencias. También utilizo, para justificar el formato narrativo de este trabajo, los autores que abordan en sus investigaciones las escritas autobiográficas y narrativas sobre los maestros. En cuanto a la metodología, en razón del carácter subjetivo de los aspectos investigados, la recolección y la análisis de datos se da en los principios de la investigación cualitativa. Los datos fueron analizados a través de memoriales reembolsos, de experiencia académica y profesional y de las relaciones que he hecho con las referencias bibliográficas.
Palavras-chave: Arte
Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
Professores de arte
Desafios
Ensino do teatro
Experiências
Memórias
Linguagens artísticas
Enseñanza del teatro
Lenguajes Artísticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: SANTOS, Willian Dias dos. Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.544
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.544
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892
Data de defesa: 8-Out-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemoriasDesafiosExperiencias.pdfDissertação2.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.