Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte |
Autor(es): | Santos, Willian Dias dos |
Primeiro orientador: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Ana Maria Pacheco |
Segundo membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz |
Resumo: | Este estudo trata de uma autorreflexão sobre aspectos de minha vida, que vão desde os primeiros contatos com a arte até as afetações desta relação em minha prática docente, focando o teatro como linguagem privilegiada. Os desafios que travo em minha rotina como professor de Arte na educação básica e os caminhos trilhados como possíveis formas de transpor esses obstáculos também ocupam espaço significante nesta pesquisa. Para tanto, o embasamento teórico se deu através de autores e assuntos relacionados à educação, arte, teatro e experiências docentes. Também utilizo, para justificar o formato narrativo deste trabalho, autores que abordam em suas pesquisas as escritas autobiográficas e narrativas em torno do professor. Quanto à metodologia, por razão do caráter subjetivo dos aspectos investigados, a coleta e a análise dos dados se deram nos princípios da pesquisa qualitativa. Os dados foram analisados através de resgates memoriais, da experiência acadêmica e profissional e das relações que fiz junto aos referenciais bibliográficos. |
Abstract: | Este estudio trata de una autoreflexión sobre los aspectos de mi vida, que van desde los primeros contactos con el arte hasta las afectaciones de este enlace en mi práctica docente, centrándose en el teatro como lenguaje privilegiado. Los desafíos con que lucho en mi rutina como profesor de arte en la educación básica y los caminos como posibles formas de superar estos obstáculos también ocupan un espacio importante en esta investigación. Por lo tanto, la base teórica está dada por autores y temas relacionados con la educación, el arte, el teatro, la enseñanza de las experiencias. También utilizo, para justificar el formato narrativo de este trabajo, los autores que abordan en sus investigaciones las escritas autobiográficas y narrativas sobre los maestros. En cuanto a la metodología, en razón del carácter subjetivo de los aspectos investigados, la recolección y la análisis de datos se da en los principios de la investigación cualitativa. Los datos fueron analizados a través de memoriales reembolsos, de experiencia académica y profesional y de las relaciones que he hecho con las referencias bibliográficas. |
Palavras-chave: | Arte Arte na educação Arte - Estudo e ensino Professores de arte Desafios Ensino do teatro Experiências Memórias Linguagens artísticas Enseñanza del teatro Lenguajes Artísticos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | SANTOS, Willian Dias dos. Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.544 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.544 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892 |
Data de defesa: | 8-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemoriasDesafiosExperiencias.pdf | Dissertação | 2.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.