Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte
metadata.dc.creator: Santos, Willian Dias dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Leite, Vilma Campos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Ana Maria Pacheco
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Wellington Menegaz
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata de uma autorreflexão sobre aspectos de minha vida, que vão desde os primeiros contatos com a arte até as afetações desta relação em minha prática docente, focando o teatro como linguagem privilegiada. Os desafios que travo em minha rotina como professor de Arte na educação básica e os caminhos trilhados como possíveis formas de transpor esses obstáculos também ocupam espaço significante nesta pesquisa. Para tanto, o embasamento teórico se deu através de autores e assuntos relacionados à educação, arte, teatro e experiências docentes. Também utilizo, para justificar o formato narrativo deste trabalho, autores que abordam em suas pesquisas as escritas autobiográficas e narrativas em torno do professor. Quanto à metodologia, por razão do caráter subjetivo dos aspectos investigados, a coleta e a análise dos dados se deram nos princípios da pesquisa qualitativa. Os dados foram analisados através de resgates memoriais, da experiência acadêmica e profissional e das relações que fiz junto aos referenciais bibliográficos.
Abstract: Este estudio trata de una autoreflexión sobre los aspectos de mi vida, que van desde los primeros contactos con el arte hasta las afectaciones de este enlace en mi práctica docente, centrándose en el teatro como lenguaje privilegiado. Los desafíos con que lucho en mi rutina como profesor de arte en la educación básica y los caminos como posibles formas de superar estos obstáculos también ocupan un espacio importante en esta investigación. Por lo tanto, la base teórica está dada por autores y temas relacionados con la educación, el arte, el teatro, la enseñanza de las experiencias. También utilizo, para justificar el formato narrativo de este trabajo, los autores que abordan en sus investigaciones las escritas autobiográficas y narrativas sobre los maestros. En cuanto a la metodología, en razón del carácter subjetivo de los aspectos investigados, la recolección y la análisis de datos se da en los principios de la investigación cualitativa. Los datos fueron analizados a través de memoriales reembolsos, de experiencia académica y profesional y de las relaciones que he hecho con las referencias bibliográficas.
Keywords: Arte
Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
Professores de arte
Desafios
Ensino do teatro
Experiências
Memórias
Linguagens artísticas
Enseñanza del teatro
Lenguajes Artísticos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SANTOS, Willian Dias dos. Memórias, desafios e experiências de um professor: a linguagem teatral como um caminho para o ensino/aprendizagem em arte. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17892
Issue Date: 8-Oct-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriasDesafiosExperiencias.pdfDissertação2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.