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dc.creatorMoura, Munique Santos-
dc.date.accessioned2016-10-19T12:52:51Z-
dc.date.available2016-10-19T12:52:51Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationMOURA, Munique Santos. Eco-inovação no Brasil: uma análise a partir da PINTEC 2011. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.163pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17869-
dc.description.abstractIn recent years, the environmental issue has gained importance in the economic and political debates around the world. In this new wave of environmental discussions, a paradigm that has gained relevance in the discussions was the green economy. With the aim of contributing to the construction of a model of sustainable development and to lessen the impact of man on nature, the green economy, proposes measures and concrete solutions that cause internal changes in the productive system, mainly using green technologies and Eco-innovations. Despite the caveats and criticism surrounding the topic, both the green technologies and Eco-innovations have become increasingly evident and significant on the world stage. However, despite the Eco-innovations are a proven reality and consolidated in international literature, in Brazil, little attention has been given to them. Thus, the objective of this dissertation is to establish an overview of adoption of Eco-innovations, in Brazil identifying characteristics and its main determinants. For this, will be estimated probabilistic models (probit and heckprobit) based on micro-data for company on Innovation Research (PINTEC) of 2011. The results show that eco-innovative companies in Brazil are, in general, national capital companies, are not part of a group, are not exporters, its main market is the Brazilian, and a few receive Government incentives. The decisive Brazilian Eco-innovations are more related to the innovative result and not with aspects related to the effort to innovate. The results indicate that the decision to eco-innovate tends to be influenced primarily by the search of better organizational structures that allow greater flexibility and lower production costs, as well as the intention of the companies conquer new markets and to improve the quality or image of the product or service.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectEconomia ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectEconomia verdept_BR
dc.subjectEco-Inovaçõespt_BR
dc.subjectTeoria Evolucionária da Firmapt_BR
dc.subjectDeterminantespt_BR
dc.subjectProbitpt_BR
dc.subjectGreen Economypt_BR
dc.subjectEco-Innovationspt_BR
dc.subjectEvolutionary Theory of the Firmpt_BR
dc.subjectDeterminantspt_BR
dc.titleEco-inovação no Brasil: uma análise a partir da PINTEC 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Avellar, Ana Paula Macedo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769259J8pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Daniel Caixeta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778995Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Hoff, Debora Nayar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773468T9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499127D6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos a questão ambiental ganhou relevância nos debates econômicos e políticos ao redor do mundo. Nessa nova onda de discussões ambientais, um paradigma que ganhou relevância nas discussões foi a Economia Verde. Tendo o intuito de contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e que amenize o impacto da ação do homem sobre a natureza, a Economia Verde propõe medidas e soluções mais concretas que provocam mudanças internas no sistema produtivo, principalmente por meio do uso de Tecnologias verdes e de Eco-Inovações. Apesar das ressalvas e críticas que circundam o tema, tanto as Tecnologias verdes quanto as Eco-Inovações têm se tornado cada vez mais evidentes e notórias no cenário mundial. Porém, apesar das Eco-Inovações serem uma realidade comprovada e consolidada na literatura internacional, no Brasil pouca atenção tem sido dada a elas. Desse modo, o objetivo desta dissertação é estabelecer um panorama geral da adoção de Eco-Inovações no Brasil, identificando suas características e os seus principais determinantes. Para isso, serão estimados modelos probabilísticos (probit e heckprobit) com base nos microdados por empresa presentes na Pesquisa de Inovação (PINTEC) de 2011. Os resultados encontrados mostram que as empresas eco-inovadoras no Brasil são, em geral, empresas de capital nacional, não fazem parte de um grupo, não são exportadoras, logo seu mercado principal é o brasileiro, e recebem poucos incentivos do governo. Quanto aos determinantes, as Eco-Inovações brasileiras estão mais relacionadas com o resultado inovativo e não com aspectos relacionados ao esforço em inovar. E ainda os resultados indicam que a decisão de eco-inovar tende a ser influenciada principalmente pela busca de melhores estruturas organizacionais que permitam uma maior flexibilidade produtiva e com menores custos, bem como são influenciadas pela intenção das empresas em conquistar novos mercados e de melhorar a qualidade ou imagem do produto ou serviço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration162pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.163pt_BR
dc.orcid.putcode81761857-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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