Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17799
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Transposição didática da interação do laser com sistmas biológicos no ensino médio: uma proposta de guia didático para professores |
Autor: | Hakime, Ricardo de Oliveira |
Primer orientador: | Pereira, Andrea Antunes |
Primer miembro de la banca: | Muramatsu, Mikiya |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
Resumen: | Nesta dissertação foi elaborada uma sequência didática interdisciplinar para o desenvolvimento de conceitos físicos envolvidos na interação da radiação laser com a matéria biológica, a fim de estabelecer uma relação entre a Física e outras áreas do conhecimento visando ampliar a contextualização do saber científico. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto didático com o tema “Interação do laser com tecidos biológicos”. Nesse trabalho foram apresentados conceitos físicos básicos relacionados à radiação laser, sua interação com a matéria e aplicabilidade no cotidiano do aluno, com ênfase na área de saúde pública. A inserção do assunto no âmbito escolar foi efetivada por meio da transposição didática como fundamentação teórica e, os três momentos pedagógicos como apoio pedagógico. O desenvolvimento do projeto envolveu discussões de conhecimentos científicos aplicados no dia a dia da sociedade. Na estruturação do produto a sequência didática foi projetada e o uso de recursos didáticos variados foi proposto, tais como: vídeos, textos, experimentos, simuladores, celulares e o software “Tracker”. A construção do material paradidático foi realizada considerando-se distintas etapas de igual importância por um processo de reflexão do professor. O trabalho prioriza as concepções alternativas do estudante transformando este em agente direto da construção do conhecimento e esse aspecto apresenta-se norteado do perfil das atividades propostas no caderno do aluno. Outro ponto importante corresponde a proposta de avaliação, esta foi sistematizada para ser realizada aula após aula através de construção de textos, questões discursivas, apresentação de trabalhos, entre outras atividades. A sequência didática guia a introdução de temas relevantes do cotidiano dos alunos e sociedade, as idéias não estão fechadas e em muitos momentos o professor pode realizar alterações que julgue pertinentes à didática para melhor desenvolvimento de sua prática. |
Abstract: | In this dissertation was elaborated an interdisciplinary didactic sequence for the development of Physical concepts involved in the interaction of laser radiation with biological matter in order to make a relation between Physics and other fields of knowledge aiming to enlarge the contextualization of scientific knowledge. The objective was to develop an educational product which theme is “Laser’s Interaction with Biological Tissues”. In this work, basic physical concepts related to laser radiation were presented, its interaction with matter and applicability in the student's daily life, with emphasis on Public Health. The inclusion of the subject in schools was effected through didactic transposition as theoretical foundation and the three pedagogical moments as teaching support. The development of the project involved discussions of scientific knowledge applied in society’s daily life. In the product's design the didactic sequence was projected and the use of varied teaching resources has been proposed, such as videos, texts, experiments, simulators and de Software “Tracker”. The construction of paradidactic material was performed considering different stages of equal importance for a teacher's reflection process. The work prioritizes the alternative conceptions of student, transforming him in a direct agent of the construction of knowledge and this aspect is based on the profile of the Student's Material. Another important point is the evaluation's proposal, this was systematized to be done class after class through building texts, essay questions, presentation of papers, among others activities. The didactic sequence guides the introduction of relevant topics of the students and society’s daily life, the ideas are not closed and in many times the teacher make changes which deem relevant to the teaching for better development of their practice. |
Palabras clave: | Ciência - Estudo e ensino Radiação Prática de ensino Professores de ciência Radiação laser Experimentos Transposição didática Professor reflexivo Laser radiation Experiments Didactic transposition Reflexive teacher |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | HAKIME, Ricardo de Oliveira. Transposição didática da interação do laser com sistmas biológicos no ensino médio: uma proposta de guia didático para professores. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.311 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.311 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17799 |
Fecha de defensa: | 3-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TransposicaoDidaticaInteracao.pdf | Dissertação | 8.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.