Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17797
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Horta escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de ciências
Author: Salomão, Vanessa Maria Marques
First Advisor: Auth, Milton Antônio
First member of the Committee: Longhini, Iara Maria Mora
Second member of the Committee: Araújo, Maria Cristina Pânsera de
Summary: O ensino de Ciências tem enfrentado problemas no processo de formação de sujeitos cognoscentes e pensantes em suas ações. Nesse sentido, esse trabalho se justifica no intuito de reorganizar os conteúdos dessa área do conhecimento. Assim, a pesquisa intitulada “Horta Escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de Ciências” foi desenvolvida com uma turma de 6º ano do ensino fundamental, a partir do plantio de hortaliças em pneus sem serventia, com a finalidade de construir significados e conceitos científicos com os alunos. O presente trabalho foi embasado na perspectiva sócio interacionista de Vygotsky (1996; 1998), na educação por investigação temática de Freire (1983; 1996), bem como nas situações problematizadoras apontadas pela metodologia dos Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angoti (1992; 2002) que, juntas, corroboraram para a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem, para a reorganização curricular e significação dos conceitos científicos. Desse modo, o projeto rompe na prática com a linearidade dos conteúdos, ao desenvolver e analisar temas mediados pelos Momentos Pedagógicos, com o propósito de averiguar as contribuições desse recurso metodológico para o trabalho do professor, no que diz respeito à compreensão dos conceitos científicos pelos alunos. Dessa forma, foram construídos planos de aulas baseados na Situação de Estudo “Horta Escolar” e nos Temas Geradores “Interação do homem com o meio ambiente”, “Fotossíntese”, “Ecologia e Nutrição dos seres vivos”, que culminaram na proposta de trabalho desenvolvida em sala. A partir desses temas, os conteúdos foram trabalhados por meio dos Momentos Pedagógicos, que são organizados em três etapas: problematização, organização/sistematização do conhecimento e aplicação/contextualização do conhecimento. Assim, dentro de cada Tema Gerador foram planejadas atividades que resultaram no envolvimento dos alunos na aprendizagem de conceitos científicos, como a questão da sustentabilidade, da poluição do meio ambiente, da nutrição dos seres vivos e da decomposição da matéria orgânica. Esse trabalho propiciou e motivou a participação dos estudantes nos Temas Geradores, além de permitir uma maior interação entre professor-aluno e aluno entre seus pares, por meio da dialogicidade estabelecida em sala, que promoveu uma aprendizagem mais significativa para os discentes.
Abstract: Science application has faced problems in the process of training and cognizant thinking subjects in their actions. Thus, this work is justified in order to reorganize the contents of this area of knowledge. Thus, the research entitled "Plantation School: generating themes and teaching moments in teaching of science" was developed with a group of 6th grade of elementary school, from the planting of vegetables in tires without usefulness, with purpose of building meanings and scientific concepts to students. This work was based on sociointeractionist perspective of Vygotsky (1996, 1998), education for thematic research Freire (1983, 1996) as well as in problem-solving situations identified by the methodology of Pedagogical Moments Delizoicov and Angoti (1992; 2002 ) which together corroborated for the construction of a proposed teaching and learning, curriculum reorganization and significance of scientific concepts. Thus, the project breaks in practice with the linearity of the contents, to develop and analyze themes mediated by pedagogical moments, in order to ascertain the contribution of this methodological resource for the teacher's work, with regard to the understanding of scientific concepts by students. Thus, lesson plans were built based on the study situation "Horta School" and Themes Generators "human interaction with the environment", "photosynthesis", "Ecology and Nutrition of living beings", culminating in the work proposal developed in the classroom. From these themes, the contents were worked through pedagogical moments, which are organized into three stages: questioning, organization / systematization of knowledge and application / contextualization of knowledge. Thus, within each Theme Generator activities were planned which resulted in the involvement of students in learning scientific concepts, such as the issue of sustainability, environmental pollution, nutrition of living beings and the decomposition of organic matter. This work led and motivated student participation in Themes generators, and allows greater interaction between teacher-student and student among his peers, through dialogism established in the classroom, which promoted a more meaningful learning for students.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Motivação na educação
Educação - Métodos de ensino
Ensino de ciências
Horta escolar
Momentos pedagógicos
Temas geradores
Situações de estudo
Science education
School garden
Pedagogical moments
Generators themes
Study of situations
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: SALOMÃO, Vanessa Maria Marques. Horta escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de ciências. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.211
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.211
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17797
Date of defense: 3-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HortaEscolarTemas.pdfDissertação2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.