Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia |
Autor(es): | Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade |
Primeiro orientador: | Longhini, Iara Maria Mora |
Resumo: | Este trabalho tem como produto educativo um blog que disponibiliza experimentos com materiais alternativos no ensino e aprendizagem da Microbiologia, bem como vídeos que abordam sobre o mundo microbiano. A presente pesquisa tem como justificativa a necessidade de um “instrumento” onde se possa encontrar experimentos com materiais alternativos no conteúdo de microbiologia. O objetivo geral deste trabalho é fornecer aos professores um espaço virtual onde possam encontrar experimentos com materiais alternativos. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa mista, quantitativa quanto ao formulário respondido pelos docentes, visando traçar o perfil dos docentes mediante à utilização das novas tecnologias e qualitativa ante aos comentários realizados pelos docentes em relação aos experimentos e vídeos. A pesquisa aponta que os docentes procuram se aperfeiçoar perante as novas tecnologias, através do blog foi possível uma interação sociocultural, uma vez que houve comunicação socializada entre os docentes quanto à utilização de atividades experimentais em sala de aula, bem como, em relação aos vídeos sobre o mundo microbiano. |
Abstract: | This work is educational product a blog that provides experiments with alternative materials in teaching and learning of microbiology as well as videos that discuss about the microbial world. This research is justified by the need for a "tool" where one can find experiments with alternative materials in microbiology content. The aim of this study is to provide a virtual space where teachers can find experiments with alternative materials. As for the methodology it is a mixed research, quantitative as to the form answered by teachers in order to trace the profile of teachers through the use of new technologies and qualitative compared to comments made by teachers in relation to experiments and videos. The research shows that teachers seek to improve towards new technologies, through the blog a sociocultural interaction was possible, since there was socialized communication between teachers on the use of experimental activities in the classroom as well as in relation to videos on the microbial world about the videos on the microbial world. |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Tecnologia educacional Blogs - Formação de professores Tecnologias da informação e comunicação Blog Microbiologia e interações entre professores Information and communication technologie Microbiology and interactions Among teachers |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Elisângela Jeronima Inácia Andrade. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776 |
Data de defesa: | 10-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsoBlogEnsino.pdf | Dissertação | 16.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.