Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
Autor: Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
Primer orientador: Longhini, Iara Maria Mora
Resumen: Este trabalho tem como produto educativo um blog que disponibiliza experimentos com materiais alternativos no ensino e aprendizagem da Microbiologia, bem como vídeos que abordam sobre o mundo microbiano. A presente pesquisa tem como justificativa a necessidade de um “instrumento” onde se possa encontrar experimentos com materiais alternativos no conteúdo de microbiologia. O objetivo geral deste trabalho é fornecer aos professores um espaço virtual onde possam encontrar experimentos com materiais alternativos. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa mista, quantitativa quanto ao formulário respondido pelos docentes, visando traçar o perfil dos docentes mediante à utilização das novas tecnologias e qualitativa ante aos comentários realizados pelos docentes em relação aos experimentos e vídeos. A pesquisa aponta que os docentes procuram se aperfeiçoar perante as novas tecnologias, através do blog foi possível uma interação sociocultural, uma vez que houve comunicação socializada entre os docentes quanto à utilização de atividades experimentais em sala de aula, bem como, em relação aos vídeos sobre o mundo microbiano.
Abstract: This work is educational product a blog that provides experiments with alternative materials in teaching and learning of microbiology as well as videos that discuss about the microbial world. This research is justified by the need for a "tool" where one can find experiments with alternative materials in microbiology content. The aim of this study is to provide a virtual space where teachers can find experiments with alternative materials. As for the methodology it is a mixed research, quantitative as to the form answered by teachers in order to trace the profile of teachers through the use of new technologies and qualitative compared to comments made by teachers in relation to experiments and videos. The research shows that teachers seek to improve towards new technologies, through the blog a sociocultural interaction was possible, since there was socialized communication between teachers on the use of experimental activities in the classroom as well as in relation to videos on the microbial world about the videos on the microbial world.
Palabras clave: Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Blogs - Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Blog
Microbiologia e interações entre professores
Information and communication technologie
Microbiology and interactions
Among teachers
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Elisângela Jeronima Inácia Andrade. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
Fecha de defensa: 10-nov-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UsoBlogEnsino.pdfDissertação16.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.