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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ampliação vocabular: glossário de textos do livro didático de língua portuguesa "Vontade de saber português" do 9º ano
metadata.dc.creator: Assunção, Célia Davi de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Eliana
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Aderlande Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Evandro Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou verificar as dificuldades de vocabulário enfrentadas pelos alunos do 9º ano ao compreenderem textos do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) “Vontade de Saber Português”, adotado na Escola Municipal Sebastião Rangel. Percebemos que os alunos apresentavam dúvidas quanto ao vocabulário desconhecido nos textos e, consequentemente, de interpretação dos textos selecionados. A hipótese é de que uma palavra “difícil” e o léxico usado pelo autor do LDLP podem atrapalhar o entendimento do aluno. Adotamos ações que pudessem facilitar o entendimento do pouco vocabulário e contribuíssem para ampliá-lo. Para tanto, o trabalho foi fundamentado teoricamente em Biderman (1999), Barbosa (1989), Dias (2004), Krieger (2012), Coelho (1993) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCN (1998), a fim de aliarmos a teoria à prática. A metodologia de aplicação da proposta foi realizada de maneira que os estudantes compreendessem que a palavra precisa ser adaptada ao seu contexto. Ao início do trabalho, os alunos leram os textos e anotaram as palavras “difíceis”, selecionando, desta forma, o corpus. Observamos as dúvidas de compreensão, registrando-as. Mostramos aos alunos a classificação das palavras abreviadas após cada verbete. Os alunos separaram as palavras por classe gramatical – “palavras lexicais” (KRIEGER, 2012). Tais palavras carregam um peso de sentido bastante significativo para a compreensão dos textos lidos, sendo interessante a consulta aos dicionários online. No glossário criativo, elaborado pelos alunos, as palavras foram disponibilizadas em ordem alfabética. Os alunos transcreveram o trecho no qual estava a palavra e o copiaram novamente, substituindo a palavra pela acepção mais coerente. Finalmente, propusemos aos alunos uma produção de texto usando cinco palavras do glossário; mostramos também aos discentes que os sentidos das palavras não se encontram apenas no dicionário, mas que poderiam ser utilizados em outro contexto. Nas análises, constatamos que há necessidade de um trabalho didático-pedagógico mais efetivo com o léxico no Ensino Fundamental. Por fim, essa proposta não é uma receita pronta, mas a atuação em campo permitiu-nos contribuir para uma prática pedagógica reflexiva sobre o ensino do léxico.
Abstract: This research aimed to verify the vocabulary difficulties faced by 9th year students while understanding the didactic book of Portuguese Language (DBPL) “Vontade de Saber Português”, used at the Municipal School Sebastião Rangel. We noticed the students had some doubts concerning the unknown vocabulary in the texts and, therefore, in text comprehension. The hypothesis is that one “difficult” word and the lexicon used by DBPL author can disturb student comprehension. We adopted some action which could simplify the little vocabulary understanding and contributed to extend it. For that reason, the job was theoretically based on Biderman (1999), Barbosa (1989), Dias (2004), Krieger (2012), Coelho (1993) and on National Curriculum Parameters of Portuguese Language, aiming to ally theory and practice. The application methodology of the proposal was done in order to the students understand that the word needs to be adapted to its context. At the begging of the job, the students read the texts and took notes of the “difficult” words, selecting, corpus. We analyzed the doubts, registering them. Then, we showed to the students the classification of abbreviated words after each entry. The students separated the words for grammar classes – lexical words” (KRIEGER, 2012). Such words have a very significant meaning to the comprehension of the read texts, being interesting to take a look in online dictionaries. In the creative glossary, done by the students, the words were spread in alphabetical order. They transcript the part where was the word and copied again, substituting the word to a clearer word. Finally, we asked the students a writing production using five words from the glossary; we showed them that the meaning of the words is not found only in the dictionary, but they can be used in different contexts. In the analyzes, was discovered that there is one necessity of a pedagogic didactic work more effective with elementary school lexicon. Thus, this proposal is not a closed receipt, but the infield location allowed a reflexive pedagogic practice about lexicon education.
Keywords: Linguística
Linguística aplicada - Vocabulários, glossários, etc.
Linguagem e línguas
Letramento
Léxico
Livro Didático
Vocabulário Ativo
Glossário
Lexicon
Didactic book
Active Vocabulary
Glossary
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: Assunção, Célia Davi de. Ampliação vocabular : glossário de textos do livro didático de língua portuguesa "Vontade de saber português" do 9º ano. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17730
Issue Date: 17-Aug-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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