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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17707
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | De tierra à terra: caminhos, espaços e poéticas de um processo de criação |
Autor(es): | Uribe, Gladys Elisa Robles |
Primeiro orientador: | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino |
Primeiro membro da banca: | Silva, Cláudia Maria França da |
Segundo membro da banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
Resumo: | Este trabalho tem como principal intuito retratar o uso da terra em seu estado natural, e produção de uma obra plástica. Partindo da linguagem da instalação, investigo os processos de criação da arte com o elemento terra e os diferentes aspectos culturais e identitários que podem incidir nesse processo, quanto eu, como artista me deixo locomover por territorialidades e cores distintas. Pretendo com isso distinguir as diferentes percepções da terra como elemento simbólico, matéria-prima, conceito e mecanismo que detém e cria sentidos à vida dos sujeitos presentes em uma determinada localidade. Para tanto, essa pesquisa foi desenvolvida na interface de duas localidades geográficas díspares, nos possibilitando observar os indícios da cultura e da identidade local na produção de uma obra plástica, sendo elas a cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil e a cidade de Socorro, Santander, Colômbia. Fazemos ressalva para dizer que o impacto e as incidências que a terra tem nas obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros e colombianos deixam, também, suas marcas na execução deste trabalho escrito, que culminou com o planejamento da obra visual “De Tierra à Terra”. Por fim, pode-se dizer que a imersão sociocultural como artista em localidades geográficas distintas me permitem perceber, ao término da produção da obra, a relação entre homem e terra e como esses dois criam a dinâmica humana da cultura da sociedade em que ela está imersa. |
Abstract: | Este trabajo tiene como principal objetivo, plasmar el uso de la tierra en su estado natural, mediante la producción de una obra plástica. Partiendo desde el lenguaje de la instalación en artes, investigo el proceso de creación en arte e los diferentes aspectos culturales e de identidad que pueden incidir en este proceso. Siendo una artista deslocada, se me permite mover entre territorialidades diferentes. Pretendo entonces, distinguir las diferentes percepciones de la tierra como elemento simbólico, como materia-prima, concepto y mecanismo que se detiene e cría sentidos hacia la vida de los sujetos presentes en un determinado lugar. Por tanto, esta investigación fue desarrollada con la mediación de dos lugares geográficos dispares, los cuales posibilitaron observar los indicios de la cultura y la identidad local en la producción de una obra plástica, siendo la ciudad de Uberlandia, Minas Gerais, Brasil y la ciudad de Socorro, Santander, Colombia las destinadas para el trabajo. Hago una inmersión, sobre el impacto y las incidências que la tierra tiene en las obras de algunos artistas contemporáneos brasileros y colombianos, que dieron su aporto a lo largo de este trabajo escrito, que finalizaría con la planeación de la obra visual “De Tierra à Terra”. De esta forma, puedo decir que la sambullida sociocultural como artista en localidades geográficas distintas me permitió percibir, al terminar la producción de la obra, esta relación entre el hombre y tierra, evidenciando e vivenciando como cada uno crea dinámicas humanas dentro la cultura y la sociedad en la que estamos inmersos. |
Palavras-chave: | Arte Criação (Literária, artística, etc.) Instalações (Arte) Multiculturalismo Processo de criação Instalação Terra Habitar Multicultural Proceso de creación Instalación Tierra |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Univerdade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | URIBE, Gladys Elisa Robles. De tierra à terra: caminhos, espaços e poéticas de um processo de criação. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.342 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.342 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17707 |
Data de defesa: | 25-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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