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dc.creatorUribe, Gladys Elisa Robles-
dc.date.accessioned2016-09-13T17:23:19Z-
dc.date.available2016-09-13T17:23:19Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.identifier.citationURIBE, Gladys Elisa Robles. De tierra à terra: caminhos, espaços e poéticas de um processo de criação. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.342pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17707-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como principal objetivo, plasmar el uso de la tierra en su estado natural, mediante la producción de una obra plástica. Partiendo desde el lenguaje de la instalación en artes, investigo el proceso de creación en arte e los diferentes aspectos culturales e de identidad que pueden incidir en este proceso. Siendo una artista deslocada, se me permite mover entre territorialidades diferentes. Pretendo entonces, distinguir las diferentes percepciones de la tierra como elemento simbólico, como materia-prima, concepto y mecanismo que se detiene e cría sentidos hacia la vida de los sujetos presentes en un determinado lugar. Por tanto, esta investigación fue desarrollada con la mediación de dos lugares geográficos dispares, los cuales posibilitaron observar los indicios de la cultura y la identidad local en la producción de una obra plástica, siendo la ciudad de Uberlandia, Minas Gerais, Brasil y la ciudad de Socorro, Santander, Colombia las destinadas para el trabajo. Hago una inmersión, sobre el impacto y las incidências que la tierra tiene en las obras de algunos artistas contemporáneos brasileros y colombianos, que dieron su aporto a lo largo de este trabajo escrito, que finalizaría con la planeación de la obra visual “De Tierra à Terra”. De esta forma, puedo decir que la sambullida sociocultural como artista en localidades geográficas distintas me permitió percibir, al terminar la producción de la obra, esta relación entre el hombre y tierra, evidenciando e vivenciando como cada uno crea dinámicas humanas dentro la cultura y la sociedad en la que estamos inmersos.spa
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniverdade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectInstalações (Arte)pt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectInstalaçãopt_BR
dc.subjectTerrapt_BR
dc.subjectHabitarpt_BR
dc.subjectMulticulturalpt_BR
dc.subjectProceso de creaciónpt_BR
dc.subjectInstalaciónpt_BR
dc.subjectTierrapt_BR
dc.titleDe tierra à terra: caminhos, espaços e poéticas de um processo de criaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709196J8pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771622A9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8529886U6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal intuito retratar o uso da terra em seu estado natural, e produção de uma obra plástica. Partindo da linguagem da instalação, investigo os processos de criação da arte com o elemento terra e os diferentes aspectos culturais e identitários que podem incidir nesse processo, quanto eu, como artista me deixo locomover por territorialidades e cores distintas. Pretendo com isso distinguir as diferentes percepções da terra como elemento simbólico, matéria-prima, conceito e mecanismo que detém e cria sentidos à vida dos sujeitos presentes em uma determinada localidade. Para tanto, essa pesquisa foi desenvolvida na interface de duas localidades geográficas díspares, nos possibilitando observar os indícios da cultura e da identidade local na produção de uma obra plástica, sendo elas a cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil e a cidade de Socorro, Santander, Colômbia. Fazemos ressalva para dizer que o impacto e as incidências que a terra tem nas obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros e colombianos deixam, também, suas marcas na execução deste trabalho escrito, que culminou com o planejamento da obra visual “De Tierra à Terra”. Por fim, pode-se dizer que a imersão sociocultural como artista em localidades geográficas distintas me permitem perceber, ao término da produção da obra, a relação entre homem e terra e como esses dois criam a dinâmica humana da cultura da sociedade em que ela está imersa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.342pt_BR
dc.orcid.putcode81760047-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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