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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17685
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Antonio Carlos Viana e as escritas do erotismo em Aberto está o Inferno |
Autor(es): | Crozara, Marília Simari |
Primeiro orientador: | Silva, Maria Ivonete Santos |
Primeiro coorientador: | Moreira, Maria Elisa Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Nepomuceno, Luis André |
Segundo membro da banca: | Camargo, Fábio Figueiredo |
Resumo: | A presente dissertação objetiva estabelecer uma interface entre os estudos da linguagem performática na literatura e os estudos sobre o erotismo a partir da obra do escritor sergipano Antonio Carlos Viana. Trazendo à tona o lado violento e traumático de experiências sexuais, são nela analisados os contos “As meninas do coronel”, “Mal-assado” e “In Memoriam”, pelo viés da prostituição, do casamento e da morte, respectivamente. Observa-se que, ao optar pela escrita sobre o corpo e pela problematização do erotismo vinculada a uma perspectiva nauseante do sexo, desvinculada da ideia de prazer, Viana performatiza, de acordo com os pressupostos do novo realismo, experiências afetivas marcadas pela dor. Para investigar os procedimentos de linguagem utilizados por Viana, com o intuito de desvendar os enigmas que perpassam o universo emocional e labiríntico de personagens devastados por sentimentos que mesclam corrupção, poder, morte e erotismo, recorro aos estudos sobre o caráter performático e grotesco da linguagem no novo realismo – em especial ao pensamento de Karl Erik Schøllhammer e Mikhail Bakhtin –, sobre a relação entre morte e erotismo – a partir das considerações de George Bataille, Octavio Paz e Philippe Ariès – e sobre as nuances da sexualidade e suas revoluções – mediante o pensamento de Anthony Giddens. |
Abstract: | A presente dissertação objetiva estabelecer uma interface entre os estudos da linguagem performática na literatura e os estudos sobre o erotismo a partir da obra do escritor sergipano Antonio Carlos Viana. Trazendo à tona o lado violento e traumático de experiências sexuais, são nela analisados os contos “As meninas do coronel”, “Mal-assado” e “In Memoriam”, pelo viés da prostituição, do casamento e da morte, respectivamente. Observa-se que, ao optar pela escrita sobre o corpo e pela problematização do erotismo vinculada a uma perspectiva nauseante do sexo, desvinculada da ideia de prazer, Viana performatiza, de acordo com os pressupostos do novo realismo, experiências afetivas marcadas pela dor. Para investigar os procedimentos de linguagem utilizados por Viana, com o intuito de desvendar os enigmas que perpassam o universo emocional e labiríntico de personagens devastados por sentimentos que mesclam corrupção, poder, morte e erotismo, recorro aos estudos sobre o caráter performático e grotesco da linguagem no novo realismo – em especial ao pensamento de Karl Erik Schøllhammer e Mikhail Bakhtin –, sobre a relação entre morte e erotismo – a partir das considerações de George Bataille, Octavio Paz e Philippe Ariès – e sobre as nuances da sexualidade e suas revoluções – mediante o pensamento de Anthony Giddens. |
Palavras-chave: | Literatura Viana, Antonio Carlos, 1944 - crítica e interpretação Literatura brasileira - história e crítica Erotismo na literatura Antonio Carlos Viana Erotismo Novo realismo Nuevo realismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Referência: | CROZARA, Marília Simari. Antonio Carlos Viana e as escritas do erotismo em Aberto está o Inferno. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.197 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.197 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17685 |
Data de defesa: | 29-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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